42º Festival Doyo Tibiko Juvenil, uma antiga boa ideia aos taikais!

Idealizado há quarenta e dois anos, esse projeto vem sendo realizado todos os anos, sempre próximo ao dia das Crianças, pela União Cultural e Esportiva São Paulo Norte – UCESPN, atualmente presidido por José Kanashiro, é totalmente dedicado às crianças. Por isso, até os apresentadores (Yumi Kariya, Bruno Takahashi e Aline Ana Queiroz) são alunos do Nihongakko (escola de língua japonesa)

O 42º Festival Doyo Tibiko Juvenil, deste ano, foi realizado no dia 20 de outubro de 2018, no auditório Associação Okinawa de Casa Verde, sito na Rua Ana Ribeiro, 89, tendo iniciado às 15h e finalizado às 18h.

É um curto Karaokê Taikai somente a essas categorias. A intenção do evento é para manter as crianças mentalizadas na cultura japonesa a fim de dar continuidade à mesma. Participam do mesmo, além dos alunos de karaokê, os do Nihongakko como forma para desenvolverem a música, a língua japonesa e experimentarem o palco.

Para que o evento seja cada vez mais aguardado, trouxemos algumas atrações para motivar ainda mais, tanto as crianças como nossos colaboradores”, afirmou Leni Yamashita, coordenadora do mesmo.

Tivemos uma peça teatral musical das crianças do Tucuruvi, idealizada pela jornalista e mãe de duas crianças, Vanessa Arakaki. Ensaiaram por várias semanas. Foi muito importante porque esse tipo de apresentação abre o karaokê…”, contou.

Encerrada a participação das crianças, houve a realização da categoria Otona Doyo, quando adultos se apresentam como crianças. Em seguida, apresentação do Coral da Casa Verde… “e para não perder o foco, com músicas de Doyo e quando pessoas da plateia foram convidadas a participarem também, subindo ao palco, bem como as crianças”, concluiu Leni.

E para finalizar o evento, o grupo de Yosakoi formado por alunos do Nihongakko de Santana, fez também uma apresentação em grande estilo.

Leni Yamashita, que faz parte da diretoria executiva da UPK, reportando o evento no grupo whatsapp da entidade, recebeu retornos de estímulo e apoio, tais como do próprio presidente, Pedro Mizutani: “Parabéns Leni, muito boa iniciativa”; da vice-presidente, Tiyomi Takase… “Parabéns, Leni. Isso é ótimo!”; de Tetsuo Yoshimoto, também membro da diretoria executiva… “Leni, que boa notícia!… Acho que é um bom caminho que deveria ser encampado pela UPK. Parabéns!”; assim como de Mário Hideshima, da diretoria de infra-estrutura, que até postou fotos do mesmo (tiradas por Roberto Mitsuishi)… “Parabéns Leni… pela realização do 42º Festival… Em anexo, a grande festa incentivadora aos doyo, tibikos e infantil do SPNorte”; de Oduvaldo Adatihara, também vice-presidente da entidade… “muito bom karaokê, de modo geral e para cantores dessas categorias terem esse tipo de incentivo…

O Corpo de Jurados, cujos membros trabalharam graciosamente em prol do evento, foi composto por Satiko Ono (presidente), Yukihiro Sakai, Massako Ito e Yolanda Matsumoto.

(Colaboração: Leni Yamashita – fotos: Roberto Mitsuishi e Hiroshi Momose)
Lista dos Campeões

CATEGORIA CANTOR (A)
Doyo Shinjin < 6anos Emily Arakaki
Doyo Shinjin > 6anos Mateus Kenji Yoshihara
Tibiko shinjin Midori Toma
Doyo B Akira Tomiyoshi
Doyo Especial Lívia Fugice
Juvenil Shinjin Vitor Hideo Minami
Juvenil B  Cláudio Miyata
Juvenil A Yumi Kariya