E no 23º Kouhaku Friends deu… SHIROGUMI, novamente!

Foi no Grande Auditório do Bunkyô-SP (R. São Joaquim, 381 – Liberdade), como sempre, que essa conquista da equipe masculina aconteceu, no 23º Grand Kouhaku Beneficente (à Kibô no Iê), da banda The Friends, realizada no dia 15 de dezembro de 2019.

Se bem que, assim como no ano passado, ainda não foi dessa vez que a equipe masculina conseguiu suplantar a feminina no placar geral. Nem mesmo empatar! SHIROGUMI apenas reduziu a diferença, em relação a AKAGUMI, para três. O placar, agora, é de  13 a 10 para elas.
No ano passado a vitória masculina foi incontestável, mas a disputa deste ano foi acirrada. Até pouco além da metade da programação as mulheres estavam à frente, e com folga. “De virada é mais gostoso”, comemorou Paulo Miyamoto, que com Décio Kawazoe e Mizue Yamaguti foi um dos coordenadores do evento.
Assim como no ano passado, 82 cantores compuseram as 41 duplas disputadas em alto nível no canto e também nas performances pelas coreografias muito bem ensaiadas e ainda reforçadas pelas excepcionais imagens no telão (projetadas pela BKC Produções e Eventos) aos cantores, para a satisfação geral de todos, principalmente dos fotógrafos.
Das 41 duplas, 8 formaram um bloco só de crianças, num total de 16, que cantaram com muita satisfação, com algumas também se produzindo para isso, para o encanto do público.
A novidade desta edição foi a participação de três cantores fora do contexto do meio karaokê, mas que também passaram pelo crivo dos jurados ao cômputo da contagem geral: Yasushi Noguchi, cônsul geral do Japão no Brasil; Caio Carvalho, ex-ministro no governo FHC e atual diretor da TV Bandeirantes; e Chieko Aoki, presidente do Grupo Blue Tree. “Meu sensei de karaokê (Hideo Hirose), conseguiu um milagre fazendo com que eu aprendesse a cantar para até ter a coragem de vir participar deste evento de alto nível”, contou Chieko. “Topei… porque faz parte de minha vida enfrentar desafios diferentes”, justificou.

E começou…
Já como marca para início do evento, o mascote Friends fez sua aparição no palco com as cortinas ainda fechadas para bater um papo com o público antes de abri-las e chamar os cantores para também darem suas boas vindas. Sérgio Tanigawa o vestiu e Nobuhiro Hirata deu-lhe a voz.

Nobuhiro, à esquerda, no alto
Sérgio, no centro, abaixo.

Com os cantores perfilados, como de praxe, a formalidade começou pela saudação do apresentador geral, Kazuyoshi Kitagawa, que com a parceira Lúcia Ikawa solicita a presença ao palco do presidente do Júri, Elzo Sigueta, para receber de volta o troféu itinerante, conquistado pela equipe branca no ano passado. E o recebeu das mãos de Akira Ikawa, capitão do Shirogumi na ocasião.

Cantores perfilados para saudarem ao público
Kazuyoshi Kitagawa saúda o público.
O presidente do júri, Elzo Sigueta, recebe o troféu de Akira Ikawa

A seguir, anuncia os capitães dessa edição, Yuka Anraku (vermelha) e Kimio Suzuki (branca), quenão fizeram o tradicional Jankenpô, para decidir qual equipe começa a cantar porque… “como vocês ganharam o jankenpô no ano passado, este ano começamos nós, a cantar”, impôs Yuka a Kimio, que aceitou sua determinação.

Os capitães Yuka Anraku (vermelho) e Kimio Suzuki (branco)

Assim como no ano passado, o corpo de jurados foi novamente composto por uma grande maioria de jurados técnicos, bastante conhecidos no meio, que permaneceram do começo ao fim, para dar maior credibilidade aos números. Alguns convidados ilustres também participaram, por períodos determinados, apenas para complementarem o quadro.

Bloco a bloco e Intervalos

Para cada bloco também foram designados apresentadores como se representantes fossem de seus respectivos grupos.
Ao Bloco 1, Kazue Takahira e Edson Michida; Bloco 2, Paula Hirama e Pedro Mizutani; Bloco 3 (das crianças), Elaine Hara e Fernando Assato; Bloco 4, Lúcia Ikawa e Nobuhiro Hirata; e, Bloco 5, Kazue Takahira e Kazuyoshi Kitagawa.
Com se trata de evento musical ao vivo, com músicos da banda acompanhando os cantores, os intervalos são necessários para descanso dos mesmos. Assim, esses períodos foram também ocupados para entretenimento do público por diversas atrações.
No primeiro foram apresentados Rizumu Taiso, Iai-dô (Nicoli Kabata, 11) e J-Pop (grupo STS-3); ao segundo, ocupado quase que plenamente pela Abertura Oficial, complementado pela apresentação de Kendo (Osaka Naniwa Kai); ao terceiro, Odori Acal e, novamente Rizumu Taiso; e, ao quarto, Okinawa Social Dance, Nihon Buyo (Shinobu Goto) e J-Pop (grupo STS-3).

Bloco 1

Apresentadores: Kazue Takahira e Edson Michida
1. Jun Kuniyoshi 2. Ruriko Osako
3. Emílio Goto 4. Luci Hino
5. Mário Tanaka 6. Cynthia Anraku e Akemi Ono
7. Sérgio Tanigaa 8. Keiko Takayasu
9. Edmond Sakai 10. Tieko Sakuma
11. Yuji Hiroishi 12. Sonia Habe
13. Kazuyoshi Kitagawa 14.Kuniko Kinjo
abaixo: banda The Friends e plateia
Intervalo 1:
acima: Rizumu Taiso
abaixo: Nicole Ayane Kabata (Iai-dô) e STS-3 (J-Pop)

Bloco 2

Apresentadores: Paula Hirama e Pedro Mizutani
15. Amélia Anzai 16. Edson Michida
17. Aquico Miyamura 18. Haruo Nagahama
19. Alexandre Uehara 20. Solange Miyagui
21. Glória Itokazu 22. Joji Izumi
23. Hiseko Yoshihara 24. Francisco Tashima Alves
25. Maliko Nagao 26. Caio Carvalho
27. Chieko Aoki e back vocal (Harumi, Tieko e Akemi)
28. cônsul Yasushi Noguchi
Isabela Tacaki dá início à Abertura Oficial
Abertura Oficial
Elzo Sigueta, Chieko Aoki em Renato Ishikawa
Intervalo2: Abertura Oficial
Pedro Mizutani, Caio Carvalho,
Yasushi Noguchi e Marina Tikazawa (Kibô no Iê)
Explicações do prof Ryosuke Nakatake (JICA), vindo do Japão a essa apresentação de Kendô, do Osaka Naniwa Kai, no 2º intervalo.

Bloco 3

Apresentadores: Elaine Hara e Fernando Asato
29. Eiji Mikami 30. Clarice Itokazu
31. Denis Itokazu 32. Izabela Yamazaki
33. Akhira Ito 34. Aya Mikami
35. Yudi Morita 36. Lívia Fugice
37. Murilo Suzuki 38. Marina Suzuki
39. Júlio Hideki Shiba 40. Emanuelli Sugayama
41.Rafael Uehara 42. Laís Mie Shiba
43. Felipe Kanamori 44. Tiemi Honma
Intervalo 3:
Odori ACAL e Rizumu Taiso
Ainda nesse intervalo, Morio Minami, coordenador do Paulistão 2020, convida o público a prestigiá-lo em São Bernardo do Campo, onde será realizado, nos dias 15 e 16 de fevereiro de 2020.

Bloco 4

Apresentadores: Lúcia Ikawa e Nobuhiro Hirata
45. Harumi Miyamura 46. Ricardo Nakase
47. The Mistery Machine 48. Sexteto Dinosan
49. Karen Taira 50. Kleber Hamada
51. Kiyomi Kanashiro 52. Sérgio Gusukuma
53. Tieko Uehara 54. Carlos Miyamoto
55. Akemi Okamoto 56. Sergio Teruya
57. Mayumi Takahashi e Midori 58. Kunihiro Tanahara & Seiti Takeda
59. Mary Furuguen 60. Paulo Miyamoto
61. Naomi Yamada 62. Kimio Suzuki
63. Mizue Yamaguti 64. Alberto Nakata
acima: Okinawa Social Dance
abaixo: Shinobu Goto (Nihon Buyô) e STS-3 (JPop)

Bloco 5

Apresentadores: Kazue Takahira e Kazuyoshi Kitagawa
65. Fernando Asato (foto: Roberto Mitsuishi) 66. Emi Fujino
67. Edson Miyabara 68. Yondius
69. Eitoku Tanahara 70. Yukie Kakinoki
71. Pedro Mizutani (Susana Sano) 72. Shaka & Dani
73. Rafael Yasunaga 74. Yuka Anraku
75. Sanemasa Takaki 76. Paula Hirama
77. Nobuhiro Hirata 78. Sayuri Ohashi
79. Takeshi Nishimura 80. Susana Sano
81. Akira Ikawa 82. Satiko Ono
Abaixo: Banda The Friends e Sorteio de Prêmios ao Público

Resultado Final, Encerramento, Hotaru no Hikari

Se ao Kouhaku do ano passado a impressão geral fora de ter sido o melhor de todas as 22 edições, talvez até razão de ter trazido de volta a sucursal da NHK-SP para fazer reportagem a ser veiculada no Japão, na TV aberta da maior emissora daquele país, o desta parece ter causado maior impressão ainda. A NHK voltou a apresentar a edição deste ano, no mesmo dia naquele país, no noticiário Kokusai News (Norícias do Exterior).

O ritual final se repetiu, com todos os cantores no palco e com os capitães Cynthia e Kimio jogando bolinhas brancas e vermelhas (moti, neste ano) para anunciar a equipe campeã. Kimio acabou jogando mais bolinhas do que Cynthia, para dar a vitória ao SHIROGUMI. Festejada a vitória com muito alvoroço, em seguida, todos, em clima de muita confraternização, cantaram com o público a conhecida música de despedida, Hotaru no Hikari.

Começa a contagem. Os capitães jogam as bolinhas ao público enquanto contam. O cesto com bolinhas vermelhas esvazia antes. Vence a equipe branca. O capitão Kimio comemora com sua equipe.
Kimio levanta o troféu que recebeu do presidente do júri.
Todos cantam, com o público a música Hotaru no Hikari

A banda The Friends
Os membros da banda The Friends foram: Tadao Ebihara (sax alto/ soprano e líder da banda), Koji Kozawa – Gombô (guitarra/violão), Aiko Yasumura (violino I), Darley Adorno (bateria), Emerson de Andrade (trombone), Fumio Omori (sax alto), Jonathan Nunes (percussão), Kaori Shiozawa (flauta), Mauro Boin (trompete), Mayumi Yasumura (violino 2), Roberto Kakishita (teclado/violão), Sérgio Kuwahara (teclado) e Sérgio Teruya (contra baixo).

(foto: Loyd Kozawa)

(texto: Silvio Sano – fotos: do próprio, Roberto Mitsuishi e Loyd Kozawa)