No 1º Pré-Paulistão UPK, o Grand Prix vai para… Hideo Tanaka!!

Contando com a participação de 334 cantores inscritos, com o fito de colaborar com os que participarão do grande evento que ocorrerá, em fevereiro de 2020, no auditório da CENFORPE (SBC-SP), a UPK resolveu realizar um taikai nos moldes do Paulistão, no dia 20 de novembro de 2019, no auditório da Associação Shizuoka, no bairro da Liberdade (SP), com mesma quantidade de jurados por grupo e realização de Grand Prix.

A quantidade de inscritos foi bem inferior ao do real Paulistão porque foi realizado num feriado não nacional, mas municipal (alguns outros municípios também o consideram, mas não todos no país). Mesmo assim alguns cantores de cidades do interior do estado puderam vir e participar do mesmo. Além disso, para a satisfação da comissão organizadora, quase cinquenta crianças também se inscreveram.

A única anormalidade do dia ocorreu antes do início porque a associação onde seria realizado esse evento estava sem energia elétrica desde a segunda-feira e, só no dia, quarta-feira, com muita dificuldade, conseguiu ligar o gerador apenas uma hora após o horário marcado para se iniciar. Ou seja, o evento teve início com uma hora e dez minutos de atraso.

Mesmo sem energia elétrica (luz e som), a UPK realizou um seminário com representantes regionais já visando o próximo Paulistão.
PedroMizutani, presidente da UPK, dá início imediato ao 1º Pré Paulistão da entidade

O Júri foi composto por três grupos de jurados e para o Grand Prix participaram oito jurados do Conselho de Jurados da UPK acrescido dos respectivos presidentes daqueles três, como segue:
Grupo 1: Satiko Ono (presidente), Solange Miyagui, Kimico Hirai, Setsuko Kawai, Orlando Shimada, Caio Suzuki, Mary Hassunuma, Satie Akamine, Luís Miura, Haruko Uchida, Massaru Kimura e Yaeko Motomatsu;
Grupo 2: Kiyomi Kanashiro (presidente), Yukihiro Sakai, Kozo Kawabata, Tsugiko Hongo, Noriaki Ejima, Takahata Shoji, Kazue Kakazu, Massami Yano, Tadashi Watanabe, Nobuhiro Hirata e Massako Ito;
Grupo 3: Koji Kuwahara, Tamie Aoyagui, Fussako Hara, Armando Konno, Yaeko Hashimoto,Alexandre Hayafuji, Yurie Taninaga, Kazuyoshi Yasuda, Yoshiaki Shinde, Douglas Nishikawa e Elisa Tomari;
Grupo GP: Tadao Ebihara, Katsuyuki Sano, Cláudio Tsutiya, Elsa Fuchimi, Érika Kawahashi, Hideo Hirose, Irene Sacayemura e Tereza Kato, mais Satiko Ono, Kiyomi Kanashiro e Koji Kuwahara.

Os quatro grupos de jurados
Toshio Takada, primeiro cantor do dia
(Imagens de Roberto Mitsuishi)
(imagens do vídeo de Luiz Shinji Ishibe)

Tendo iniciado imediatamente após o “apagão” e transcorrendo sem mais incidentes, o evento seguiu normalmente a programação para se encerrar até dentro do horário marcado. Na Abertura Oficial, as explicações e desculpas foram dadas pelo presidente da UPK, Pedro Mizutani; as técnicas e critérios de julgamento, por Tadao Ebihara, presidente do Conselho de Jurados da entidade; a situação atual dos preparativos do Paulistão 2020, por Morio Minami, coordenador geral do evento. Algumas autoridades mais também estiveram presentes.

(Imagens de Kazue Takahira)
(Imagens de Kazue Takahira)

E o evento prosseguiu de forma organizada.

(Imagens de Roberto Mitsuishi)

Os cantores, campeões de suas categorias, que se classificaram para o Grand Prix, pela ordem sorteada para cantar, foram: Pedro Mizutani (Centro-Oeste), Harumi Miyamura (Sul II), Carlos Miyamoto (Oeste), Hideo Tanaka (Leste), Carmen Fugita (ABCD Bx Santista), Eduardo Sakamoto (Leste), Naomi Yamada (Centro-Oeste), Mário Chibana (Leste), Lucy Hino (Oeste Paulista) e Paulo Suzuki (Centro-Oeste); além de Kazue Sakakibara (Oeste), Nanco Hino (Centro-Oeste) e Karen Taira (Leste), que se ausentaram à disputa.

Os classificados ao Grand Prix

Ao final de suas apresentações, saiu vitorioso o cantor Hideo Tanaka que cantou a música “Taisetsu na Hito” que, por ter conquistado o Grand Prix, ainda faturou um prêmio de R$ 500,00.

Tadao Ebihara, presidente do Conselho de Jurados da UPK,
anuncia o Grand Prix do dia: Hideo Tanaka

O melhor cantor da categoria Infantil foi Livia Fugice (Leste) e o da categoria Tibiko foi Melissa Uehara (Leste), ambas, recebendo também prêmio em dinheiro, R$ 250,00 cada.

(imagens de Pedro Mizutani)

Para ver a Lista Completa desse 1º Pré Paulistão acesse em Resultado de Taikais no Home deste site.

(texto: Silvio Sano – fotos: do próprio, de Pedro Mizutani, Kazue Takahira, Luiz Shinji Ishibe e Roberto Mitsuishi)