O concurso de karaokê nipo-brasileiro na NHK!!

A nikkei Mika Takahashi é funcionária da NHK, maior empresa televisiva do Japão, locada na sucursal NHK SP, em São Paulo, como Coordenadora Administrativa e Financeira. Mas por sua vivência no meio karaokê da comunidade e com o apoio do chefe, Masaya Fujimoto, conseguiu participar da produção de uma matéria a respeito dos concursos de karaokê dentro da comunidade nipo-brasileira que foi veiculada na matriz japonesa, recentemente.

 

Com isso pude também descobrir como funciona a área de jornalismo e cinegrafia, experiência inédita e incrível à minha vida!”, afirmou Mika, feliz por essa realização, ela que também é cantora e participa  desses mesmos concursos. “Na verdade, tinha parado. Mas canto desde os sete anos e, na infância e adolescência, cheguei a participar dos programas Imagens do Japão e Japan Pop Show. Atualmente, além dos concursos dominicais venho participando do Brasileirão desde 2015 e do Paulistão desde 2016”, completou.

 

Para essa realização, ela e equipe NHK (Rafael, Daniel e Edinho), tiveram de contar com o apoio e a gentileza da Comissão Organizadora do evento escolhido, 6º Taikai Kazoku Aiko Kai, realizado no, dia 10 de junho, na Associação Okinawa de Vila Carrão, e, bem como, do cantor Kunihiro Tanahara (campeão do Paulistão, 2012 e Brasileirão, 2017) e de seu professor Roberto Maeda, que aceitaram protagonizar o roteiro elaborado pela produção.

(Daniel e Edinho, cameramen; Mika Takahashi; Roberto Maeda; Kunihiro Tanahara; e, Rafael, jornalista)

Foi boa a escolha desse evento do Grupo KAZOKU porque, em sua sexta edição, já vai se tornando um dos de maior repercussão no meio karaokê da comunidade e até porque contou com 420 cantores inscritos para serem julgados por uma comissão de seis renomados jurados (Katsuyuki Sano, Irene Sacayemura, Hideo Hirose, Satiko Ono, Koji Kuwabara e Tadashi Watanabe), além do formato diferenciado dos tradicionais.

Até por isso Kunihiro também pode participar dele, visto que faz parte da seleta categoria Star, constante do mesmo. E justificou sua escolha como protagonista na reportagem ao se tornar o campeão nesse dia.

A matéria foi ao ar, no Japão, no dia 30 de junho, sábado, às 7h30, no programa Weekend Plus da emissora NHK.

Para finalizar, gostaria de agradecer à UPK pela estrutura e organização que proporciona aos cantores o aprimoramento constante da arte de cantar e que, graças a isso, tivemos a oportunidade de transmitir e divulgar, na NHK Japão, eventos que retratam o fascínio pela Cultura Japonesa, justamente no ano em que se comemora os 110 Anos da Imigração Japonesa no Brasil”, fez uma pausa. “E que através da música possamos transmitir e interpretar cada poesia com muita emoção e sensibilidade, e que tenhamos a oportunidade de criarmos muitos elos e conexões”, concluiu Mika.

Assista à reportagem da NHK, no vídeo abaixo:

Publicado por Suely Mika Takahashi em Domingo, 1 de julho de 2018

 

1 Comment on "O concurso de karaokê nipo-brasileiro na NHK!!"

  1. Excelente a reportagem, sobre o karaokê no Brasil, como uma cultura que se cultiva entre os nikkeys.

Comments are closed.