A Instituição
História do Karaokê
História da UPK
Diretoria da UPK
Regulamento UPK
Hino da UPK
Associações
Professores
Conselho de Jurados
 
Agenda de Eventos
Karaoke Taikai
 
Álbum de Fotos
Galeria de Imagens
 
PAULISTAO 2017 - BUNKYO-SP
PREMIACAO 2017
PARTICIPANTES DE 2017
CORPO DE JURADOS 2017
DANTAISEN (Equipe) - 2017
 
Paulistões realizados
PREMIACAO 2016
CRONOGRAMA DO EVENTO
LISTAGEM DE CANTORES 2016
Ordem de Regionais por Categ.
Paulistão 2015
Campeões do Paulistão 2014
Resultados do Paulistão 2014
Cantores 2014
 
Fale Conosco
Por Carta
 
Diversos
Lista de Doyo/Shoka
 
Fale Conosco
Por Email
Por Telefone
 
 
Siga a UPK no Twitter

25/02/2016,05h:37m
ALEXANDRE HAYAFUJI - GRAND PRIX

Alexandre Hayafuji:  campeão do Paulistão 2016

( por  Celia Kataoka )

 

O cantor Alexandre Hayafuji, pela sexta vez, sagrou-se campeão do Grand Prix do XXII Concurso de Karaokê do Estado de São Paulo realizado na Arena de Exposições do Blue Tree Park, em Lins (SP),  nos dias 19, 20 e 21 de fevereiro.  O cantor ficou muito emocionado com mais essa vitória, que o coloca  no topo da Galeria dos Campeões da UPK – União Paulista de Karaokê. Admirado pelos seus alunos e amigos, que estavam presentes na  platéia, foi aplaudido com muito entusiasmo, quando a sua vitória foi anunciada por Tadao  Ebihara, presidente da Comissão Julgadora. “Com sua interpretação, que comoveu a todos o resultado não poderia ser diferente e ele mereceu essa vitória”, disse Ebihara, mostrando-se satisfeito com o desempenho de todos os jurados, que tiveram a árdua tarefa de julgar os 597 cantores participantes deste Concurso. Com promoção da UPK e realização da ABCEL, o Paulistão teve o apoio da Prefeitura e Câmara Municipal de Lins, Bradesco, Blue Tree Park e Liga Noroeste da Canção Japonesa.

                O Paulistão 2016, na categoria Infantil, premiou a cantora mirim Laura Yamamoto (Noroeste) e no Tibiko, o cantor mirim Felipe Kanamori (Leste). Já Márcia Fukao (Leste) ficou com a maior nota da Capital. Na Grande São Paulo, o prêmio ficou com Yoshiaki Shinde (Sudoeste) e no Interior, a vencedora foi  a cantora Seiko Penna(Paulista). O Dantaisen (maior nota por equipe) é muito cobiçado pelas regionais e a que  ficou em primeiro lugar foi  a Leste. Já a Centro- Oeste classificou-se em segundo e a Central em terceiro. A regional Oeste ficou em quarto lugar e a Centro em quinto . Durante todo o evento, a torcida animava os cantores e dava um brilho especial com muita agitação. Segundo a comissão organizadora, a regional Centro foi a mais animada; em seguida a Oeste e em terceiro, a regional Centro Oeste.

Cantar no Paulistão e estar entre os melhores no Grand Prix foi o sonho vivido por 19 cantores . Participaram do Grand Prix Kunihiro Tanahara, Nanco Hino, Zenko Higa, Paula Hirama, Rafael Yassunaga, Marcelo Akamine, Namie Izumi, Márcia Fukao, Carlos Miyamoto, Yoshiaki Shinde, Akira Ikawa, Noriko Kurimoto, Carmen Fujita, Fernanda Nakai, Amélia Anzai, Harumi Miyamura, Kleber Hamada, Eitoku Tanahara e o grande vencedor Alexandre Hayafuji.

 Hayafuji

            As homenagens foram muitas ao cantor e professor Alexandre Hayafuji. No facebook, muitos marcaram presença parabenizando Hayafuji.  “Obrigado a todos pelo carinho, família e amigos de longa data... sejamos sempre exemplo mútuo de evolução e que significa acertar e errar ao longo da vida, mas perdoar e se perdoar principalmente para alcançar patamares mais altos do entendimento nesta vida”, escreveu Hayafuji ao seu irmão Anderson que revelou ser um grande torcedor e  ter ficado emocionado por mais esta vitória.

Hayafuji, para orgulho de sua família, possui um carisma, com uma história de luta e determinação que  é vista nesta vitória. Considerado o melhor cantor da atualidade, desde os oito anos, incentivado pelo tio Massao, já subia nos palcos e  arrancava aplausos da platéia. Os pais Julio e Marie, além dos irmãos André e Anderson são fãs de carterinha . A estes entusiastas ainda se somam a sua esposa, a dentista Melissa  Sugimoto e os três filhos. A sua primeira sensei Hissae Sugishita ministrava aulas no kaikan (clube) da Vila Galvão, em Guarulhos. Em 2001, passou a receber aulas do professor Maeda. Chegou a parar por duas vezes, mas felizmente voltou a cantar para dar alegria a todos e hoje seu nome já faz parte da história do karaokê brasileiro.

Formado em Economia pela USP, Xandão, como é conhecido, preferiu  ser professor de canto. Hayafuji coleciona vários títulos. No Paulistão, ele venceu em 2003, 2004, 2006, 2008, 2014 e agora em 2016. Conquistou o Brasileirão de Karaokê em 2008 e o Grand Prix do XX Nippon Taisho Ongakusai Toquio em 2004, onde recebeu o troféu e diploma chancelados pelo    Ministro do Japão Junichiro Koizumi, tri campeão do Star Kayousai em 2006, 2007 e 2008 e campeão do Zenkara Matsuri em 2007, entre outros.

Abertura Oficial

Em clima de festa, a abertura oficial, com o desfile das 15 regionais e porta-bandeiras, contou com a presença de varias autoridades. Eles ressaltaram a importância de apoiar as iniciativas culturais em prol da divulgação e preservação da cultura japonesa, para manter viva de forma harmoniosa  as relações bilaterais Brasil Japão. Akio Matsuura, presidente da ABCEL lembrou do centenário da imigração japonesa em Lins e agradeceu todos os envolvidos no evento. O presidente da UPK, Elzo Sigueta elogiou todas as regionais, diretores, a Prefeitura, patrocinadores e os cantores por mais esta “festa do karaokê” na cidade de Lins. Já o prefeito de Lins, Edgar de Souza, e o presidente da Câmara Municipal de Lins, Dr. Marino Bovolenta Jr  prestigiaram  o concurso, dando todo o apoio para a realização do Paulistão.  Akemi Nishimori, presidente da ABRAC, ressaltou a necessidade desse apoio e  do lazer proporcionado pela música reunindo famílias e amigos num ambiente saudável e acolhedor.

Sumico HIrose, representando  Chieko Aoki do Blue Tree e o gerente Oswaldo deram também boas- vindas a todos. Já Pedro Mizutani, vice presidente da UPK e representando os patrocinadores disse ser importante o apoio da comunidade para a realização de eventos culturais. O  presidente das Federações Nikkeys Kazoshi Shiraishi, presidente da Federação das associações da Noroeste, Takaci Tangoda e o vereador de Campinas Luis Yabiku participaram, entre outros,  da abertura bem como o presidente da Comissão Julgadora Tadao Ebihara “Temos gratidão pelo Brasil por acolher os japoneses e já somos mais de um milhão e seiscentos nikkeys  vivendo em terras brasileiras”, disse. “Neste Paulistão temos os melhores jurados e todos podem ficar tranquilos quanto aos resultados”, completou.

(Agradecimento especial à Sra. Célia Kataoka, jornalista e grande incentivadora do Karaokê e mãe de duas grandes cantoras Izadora e Mariana Kataoka, por enviar este texto a nosso pedido)