1º Karaokê Virtual da Aiko-Kai Nipo Campinas é sucesso!

Com a atual situação de confinamento doméstico provocado pela pandemia, para não serem afetados por problemas psicológicos ou depressão, a reação geral no meio karaokê da comunidade está começando a ser via redes sociais. Algumas experiências foram realizadas nesse período com todas as dificuldades que a internet no país oferece, sem contar a falta de manejo com a tecnologia das pessoas de modo geral.
Mas após o pioneirismo da Regional ABCD Bx Santista e da Associação Guarulhense (UCEG), outras associações também resolveram contemplar seus associados com a possibilidade de se cantar socialmente, sem sair de casa, mesmo que virtualmente.
Nesta semana, no dia 20 de setembro de 2020, foi a vez da Associação Nipo Campinas realizar o seu concurso virtual de karaokê, o  I Concurso Virtual de Karaokê da Aiko-Kai, por seu Departamento de Karaokê, que contou com a participação de 166 cantores vindos de diversas localidades de São Paulo, Brasília, Paracatu, Jundiaí, Campinas e região, etc.
Foram dois meses de muito trabalho e dedicação para a montagem deste Taikai, a tal ponto que nos últimos dias, antes de sua realização, os membros de nossa equipe ficaram até altas horas da noite para montar e finalizar o vídeo para exibição”, revelou Ademar Aguemi, presidente do Departamento de Karaokê. “A recompensa por todo este trabalho foram os diversos elogios recebidos por mensagens vindas das redes sociais com as felicitações pelo sucesso do evento”, acrescentou. “Por tudo isso, agradeço às associações, aos cantores, aos jurados, aos patrocinadores e à Comissão Organizadora que contribuíram para alcançarmos essa conquista”, finalizou, orgulhoso pelo resultado final.

O material final do nosso Taikai Virtual foi um vídeo de aproximadamente 6 horas e meia, simulando um taikai real, desde a Abertura até o Encerramento. Esse formato é o resultado da análise das dificuldades acontecidas em diversos Taikais e Festivais virtuais anteriores ao nosso, e também pelo estudo das diversas ferramentas (softwares) desenvolvidas para reuniões virtuais. Grande parte das dificuldades são da própria concepção e deficiência da internet para esse tipo de utilização, onde ocorrem problemas de qualidade de voz e imagem, além dos atrasos (delays) decorrentes das configurações de rede de internet de cada participante. Decidido o formato, fizemos o planejamento completo de todas as etapas do taikai, onde contamos com a extensa experiência do nosso apresentador oficial Mamoru Hayashi. Assim como também foi dele a confecção de todos os painéis, sendo que o maior trabalho foi à confecção dos mesmos com numeração, nome e música de cada um dos 166 cantores inscritos, além de gravar o áudio de todo o taikai. O trabalho de edição de vídeo foi colocar tudo isso junto nos vídeos recebidos, dos cantores e das mensagens de abertura, equalizando todos quanto ao volume de áudio, qualidade de imagem e a colocação de fade out (visual mais agradável ao público). E todo o trabalho, embora cansativo, foi feito com muito prazer, graças ao relacionamento amigável e respeitoso de toda a equipe formada por Ademar Aguemi, Mamoru Hayashi, Aquico Miyamura, Roberto Takahashi, da qual tive a felicidade de fazer parte”, descreveu todo o trabalho que tiveram para essa realização, Paulo Higaki, membro tecnológico da Comissão Organizadora.

Virtual que era, o evento pode começar pontualmente, às 10h, tendo como mestre de cerimônia, Mamoru Hayashi, veterano apresentador de eventos presenciais e membro dessa associação. O pequeno atraso (meia hora) ao encerramento foi devido à queda de transmissão que ocorreu pouco antes do final.

À Abertura Oficial, diretamente de suas casas, fizeram saudações ao público, Tadayoshi Hanada (presidente da Nipo-Campinas), Ademar Aguemi, Pedro Mizutani (presidente da UPK), Akemi Okamoto (presidente de Liga Centro-Oeste), Tereza Kato (presidente do júri) e Luís Yabiku (secretário da Prefeitura Municipal).

Os cantores foram julgados pela Comissão Julgadora composta por Tereza Kato (presidente), Claudio Tsutiya e Caio Suzuki.

A Comissão Organizadora foi formada por Ademar Aguemi, Paulo Higaki, Mamoru Hayashi, Roberto Takahashi e Aquico Miyamura.
Fiquei muito satisfeito e orgulhoso pelo sucesso obtido neste 1° Taikai de Karaokê Virtual realizado pelo Nipo-Campinas.  O mérito todo é do nosso departamento de karaokê que teve a iniciativa, organizou e realizou o evento. O sucesso foi obtido com muitas reuniões, troca de informações e sugestões (tudo de forma virtual) dos diretores: Ademar Aguemi, Paulo Higaki, Mamoru Hayashi, Aquico Miyamura e Roberto Takahashi”, revelou, orgulhoso pelo feito, o presidente Tadayoshi Hanada.
Pedro Mizutani, que participou da Abertura Oficial e também do evento como cantor, fez questão de se pronunciar: “Gostaria de parabenizar a Regional Centro Oeste e, em especial, ao Nipo de Campinas pela realização de seu I Taikai Virtual proporcionando um domingo maravilhoso aos cantores, ao público e, ao mesmo tempo, incentivando outras associações a seguirem o exemplo. Parabenizo o Coordenador Geral Ademar Aguemi, o presidente do Nipo Campinas, Tadayoshi Hanada, a presidente da Liga Centro Oeste Akemi Okamoto e a toda comissão organizadora pela realização deste evento, mantendo viva a tradição da nossa cultura através da música”.

A esse evento, dois excepcionais cantores da comunidade foram convidados a contemplar o público com apresentações-shows e cada um apresentou também uma peculiaridade.
Angelaísa Toyota cantou Haha to Musume no ikiru Uta. “No meu caso, sempre que canto essa música é com muita emoção porque o faço como uma homenagem e gratidão eterna à minha mãe que a perdi ainda na minha adolescência”, contou. “É o meu ikiru uta!”, concluiu, sorrindo.


Renato Chibana, cantando Itsuwari no Ai, aproveitou para homenagear seu amigo Yoshio Kageyama, cirurgião dentista, falecido neste ano, também seu aluno e muito dedicado aos eventos ligados à cultura japonesa na cidade de Vinhedo. “Tinha prometido cantar essa música para ele que acabou indo embora sem ouvi-la. Mas hoje consegui cumprir a minha promessa agora e ele, certamente, está muito feliz por isso”, revelou Renato.

As fotos desta reportagem foram tiradas a partir de imagens congeladas do vídeo do evento, que pode ser assistido pelo Youtube a partir do endereço abaixo, da Abertura Oficial, e que prossegue, automaticamente, ao dos demais cantores, um a um:

A lista dos campeões por categoria está abaixo, sendo que as crianças campeãs foram contempladas com R$ 50 e os adultos com R$ 100 cada.

CATEGORIACANTOR (A)
B grupo 1SONIA SAGAE
B grupo 2MAYUMI YASUMURA
A grupo 1EDUARDO KANAI
A grupo 2MIWA TAMASHIRO
DoyoFERNANDA ISOMURA MIKAMI
TibikkoANDRÉ AKIRA YAMAGUTI
Esp grupo 1MARIA TAKAKO MINAMI
Esp grupo 2MARTA KASHIMOTO
Ext grupo 1IKUYO TOMITA
Ext grupo 2REGINALDO KUROSU
SupExt grupo 1AQUICO MIYAMURA
SupExt grupo 2LICA ISHIMATSU
StarAKEMI OKAMOTO
Vale-tudoPAULA HIRAMA
Campeões por categoria
Categoria B grupo 1, primeiros cantores do dia
Categoria B grupo 2
Categoria A grupo 1
Categoria A grupo 2
Categoria Doyo
Categoria Doyo
Categoria Tibiko
Categoria Tibiko
Categoria Especial grupo 1
Categoria Especial grupo 2
Categoria Extra grupo 1
Categoria Extra grupo 2
Categoria Super Extra grupo 1
Categoria Super Extra grupo 2
Categoria Star
Categoria Vale-Tudo