No Kouhaku The Friends, deu BRANCO… mas VERMELHO segue na frente… e com NHK!

No 22º Grand Kouhaku The Friends, que ocorreu no dia 16 de dezembro de 2018, no grande auditório do Bunkyô-SP, com cobertura completa da NHK, a vitória contemplou a equipe masculina, ou branca, de maneira incontestável, mas ainda insuficiente para superar a feminina no cômputo geral e que agora permanece em 13 a 9 para elas.

O Kouhaku deste ano contou com a participação de 82 cantores, mas com uma muito bem acatada novidade que foi a realização de uma sessão de cantores infantis, num total de 26 crianças divididas em dois blocos, que foram intensamente aplaudidas em suas apresentações. Mesmo as crianças se produziram e algumas até trouxeram como back, coreografias muito bem ensaiadas. E para animar ainda mais essa sessão, os apresentadores foram Dyody Sasaki, Grand Prix do último Paulistão, vestido conforme se apresentou e pela simpática Angélica Ito, também a caráter, de Chibi Maruko-chan e apoiados por Sandra Sasaki (San chan) e Masahiti Shimada (Massa kun).

Dessa vez, o júri foi composto por jurados conhecidos e técnicos, na primeira fila, que permaneceram do início ao fim do evento, além de convidados ilustres, nas filas de trás, apenas por formalidade, dando um caráter mais coerente à contagem geral, muito bem aceito pelo público.

O evento transcorreu de forma normal e teve início com aà aparição repentina do mascote Friends, dublado de forma anônima pelo excelente cantor e showman, Nobuhiro Hirata, sentado na fileira à frente dos jurados, passando desapercebido pelo público.

Assim, logo a seguir, as cortinas foram abertas mostrando um palco ocupado por quase todos os cantores participantes do mesmo, com os apresentadores oficiais, Kazuyoshi Kitagawa e Lúcia Ikawa, saudando o público e chamando imediatamente os respectivos capitães Akira Ikawa e Satiko Ono para apresentação e formalidade de entrega do troféu ao presidente do júri, Elzo Sigueta.

E teve início a 22ª edição deste Kouhaku com os cantores do primeiro bloco já se apresentando sem inibição nenhuma, acompanhados de coreografias, conforme ocorreu por todo evento.

Os intervalos, cinco ao todo, para descanso merecido dos músicos, como sempre foram ocupados pelas mais variadas apresentações, nesta edição, desde o mago dos balões Luciano Takeda, passando por balês e odoris, até o kendô, taikô, taisô, pop dance, etc. Ou seja, o público foi contemplado com shows o tempo todo.

A impressão geral, pelas excelentes produções de quase todos os cantores, nos figurinos e coreografias bem ensaiadas, na escolha das músicas, pelas próprias qualidades dos mesmos, além dos ótimos encaixes de shows nos intervalos, é a de que foi o melhor Kouhaku The Friends de todos os tempos.

Outra novidade, neste evento, foi a cobertura completa realizada pela sucursal TV NHK-SP e que apresentou flashes do mesmo, no Japão, já na terça-feira seguinte, no noticiário Kokusai News (Notícias do Exterior), compartilhado a seguir, inúmeras vezes, nas redes sociais.