Objetivos do Kanteokê:
- Mobilizar cantores de todo território nacional para que continuem treinando e cantando, visando manter a saúde física e mental, mesmo nesta fase de isolamento social.
- Apoiar também os Senseis de Karaokê, que ao orientarem cantores (com comentários e notas) possam receber uma pequena ajuda financeira por essa orientação. As inscrições pagas pelos cantores são repassadas aos Senseis.
- Promover integração entre cantores e senseis de todas as regionais de Karaokê.
Comissão organizadora:
- A comissão é formada por duas coordenadoras Harumi Okino e Margarida Saiki, por 3 jurados: Tereza Kato, Cláudio Tsutiya e Fussako Hara, e pelos voluntários: Eduardo Kanai, Kazue Sano, Kunime Iwamoto, Luzia Matsuo, Noriko Fujimoto. Estamos admitindo novos voluntários para apoiar como apresentadores.
- Os 3 jurados que compõem a comissão são responsáveis pela escolha dos jurados de cada semana bem como pela orientação dos jurados convidados.
- A comissão, entre outras atividades, organiza a lista de cantores, treina tanto os cantores como os jurados no uso das ferramentas, recebe inscrição e paga os jurados e outras despesas e faz todo o encaminhamento do treino no dia.
Kanteokê semanal:
- Todo final de semana teremos treinos de Kanteokê. Poderão existir 2 grupos, um de manhã de domingo, iniciando às 9:30 hs e outro à tarde, iniciando às 15 hs, ambos com até 55 cantores e 2 jurados convidados
Papel dos cantores:
- Os cantores entram nos grupos de Whatsapp e sua participação no treino da semana é opcional. Caso queira participar, pede para fazer a inscrição, dando o nome, categoria e nome da música.
- Para cada participação, o cantor deve contribuir com R$ 15,00 a ser transferido na conta indicada na lista de participação. A maior parte dessa taxa de inscrição será repassada para os jurados convidados.
- Os cantores devem se acostumar no uso da Plataforma Google Meet que é utilizada no Kanteokê. Dispor de celular ou notebook (preferível) ligado à internet por cabo (desejável). Como é transmissão ao vivo, a qualidade da conexão é muito importante. Para avaliar a qualidade da sua transmissão, é recomendado que os cantores participem de treinamento que são dados antes do evento (no mesmo dia, ou no dia anterior).
- Os jurados estão preparados para:
- escrever comentários, indicando pontos que o cantor pode melhorar e, também
- dar a nota de avaliação.
Aquele que quiser receber as duas avaliações, comentários e nota, deve entrar em contato diretamente com os jurados. No dia, serão informados os contatos desses jurados.
Mesmo aquele que não quiser receber a nota, irá recebê-la junto com os comentários. Basta não considerar.
Papel dos jurados convidados do dia:
- Ouvir todas as apresentações. Quando o som estiver inaudível, solicitar a reapresentação. Na programação, estão definidos os horários de reapresentação, normalmente uma no meio da programação e outra no final. Na ficha do respectivo cantor, anotar os comentários da apresentação de forma a orientar pontos que o cantor pode melhorar.
- IMPORTANTE 1: a nota de avaliação é meramente para o cantor ter uma referência se foi bem ou não. Mas como Kanteokê é um treino, a nota não tem sentido de classificação, não é para comparar quem foi melhor ou pior. Ou seja, o Kanteokê, não fará a classificação dos cantores das categorias.
- IMPORTANTE 2: os jurados são soberanos na atribuição de notas. Cada jurado pode ter critérios diferentes de avaliação. Assim, pode ocorrer discrepâncias entre as notas dos dois jurados, mas o cantor deve considerar esse fato como normal, como pode ocorrer também em Taikais normais.