Iroukai/Hanseikai ao Paulistão 2020… já com referência ao COVID-19

Foi realizado no dia 14 e março de 2020, no hotel fazenda Uruanã (www.uruanaclube.com.br), de propriedade do ex-presidente da UPK, Elzo Sigueta, em Boituva, e contou com presença maciça. Foram mais de 60 pessoas que se deslocaram de São Paulo e outras cidades do estado para se confraternizarem devido ao sucesso obtido com a realização do Paulistão, em São Bernardo do Campo.

A movimentação para deslocamentos e confirmações de presenças já se iniciaram bem antes, graças à tecnologia da internet, via redes sociais, no caso, do grupo whatsapp Comissões de Eventos UPK1. Alguns grupos até se dispuseram a participar com vans alugadas. Pelo desenrolar, percebia-se que seria bem sucedido.

Uma dos grupos com van, a caminho do Iroukai
(foto: Matilde Adatihara)
Elzo Sigueta, ex-presidente da UPK e
proprietário da Fazenda Uruanã,
fazendo a saudações de boas vindas.

Aproveitando o ensejo, o presidente da UPK, Pedro Mizutani, resolveu fazer um Hanseikai (Reunião para reflexões) sobre o evento recém realizado, para análise dos prós e contras, até porque muitos dos presentes eram representantes regionais. Além do próprio Paulistão foram abordados o 1º Festival de Jovens Talentos e Seletiva ao Brasileirão da ABRAC. Depois, em virtude da pandemia do Corona Vírus o tema também foi direcionado a essa problemática até porque afetaria a realização de taikais, que implicam em aglomerações de pessoas.

Pedro Mizutani, presidente da UPK,
saudando a todos
Tereza Kato, do Conselho de Jurados da UPK

Graças ao ótimo conhecimento a respeito, por parte de Akemi Okamoto, diretora jurídica da UPK, presidente da Regional Centro-Oeste e sanitarista por formação e profissão a questão foi bem delineada e de muita utilidade aos realizadores dos próximos concursos, até porque já havia informações sobre cancelamentos de alguns.
Aliás, no dia seguinte, sua regional realizou a Seletiva da regional ao Brasileirão ABRAC que ocorrerá no final de julho e, logo no início, ela foi ao palco para justificar tecnicamente a razão da realização e não o adiamento, além de esclarecer do que se tratava o COVID-19, a forma de como combater e, principalmente, para que não se alardeassem devido aos falatórios prós e contras, principalmente provocadas pelas redes sociais, atualmente. Mas também para que não relaxassem por isso e mostrou também todos os cuidados a serem feitos e como fazê-los.


Akemi Okamoto, presidente da
Regional Centro-Oeste, explanando sobre
o COVID-19 na seletiva ao Brasileirão
(ambas as fotos congeladas do vídeo de Tadayoshi Hanada)

Afora isso, pelo número de presentes e formato nipônico do motiyori, somado ao churrasco e bebidas fornecidas pela entidade, além do vínculo de todos com o karaokê, o evento se encerrou também com muita alegria.

(colaborações de Oduvaldo Adatihara, Eiji Ito, Tadayoshi Hanada e Márcia Mayumi às fotos)