Conselho de ELSA FUCHIMI… a cantores e jurados novos

Olá, Amigos do Karaokê.
Nesses dias de pandemia, que em breve vai passar, como membro do Conselho de Jurados, venho transmitir a vocês algumas técnicas para o canto, bem como procedimentos ao julgar, para jurados novos que estão começando a atuar em taikais de karaokê.

Cantores
No mês de fevereiro (p.p.), a profª Tereza Kato e eu estivemos em Guararapes para realização do 1º Workshop promovido pela UPK, onde apresentei o tema “Respiração, Principal Tarefa”, com alguns exercícios.
Na “Orientações a Cantores”… que a profª e jurada Érika Kawahashi, colega de Conselho de Jurados, abordou, confirmo e apoio plenamente, pois para cantar a principal tarefa é mesmo a respiração. Muitos cantores ainda usam a respiração alta, ou seja, torácica, para que as produções vocais se façam e a respiração costo-abdominal fica um pouco esquecida, pois o ser humano, urbano e tecnológico, não respira de forma plena com aprofundamento e alongamento muito maior por parte dos pulmões.
Para dizer a verdade, a respiração torácica tem uma função mais estética do que respiratória e contribui pouco ou nada para a colocação vocal. Senão me engano, a profª Èrika também faz essa referência.
Portanto, para cantar não há necessidade de se fazer força desde que esteja com os músculos treinados.
Respirar bem, é meio caminho andado para cantar bem!
Tudo relacionado à voz tem a ver com a respiração e tudo sobre respiração está relacionado ao diafragma.
São muitas as técnicas vocais. Respiração, vocalização, impostação vocal, uso do palato mole e duro, a língua, os músculos zigomáticos, bocejo, abertura da garganta, etc. para ter uma ressonância vocal bonita.
Qualquer que seja seu nível técnico inicial, com sua força de vontade e perseverança, você irá descobrir maneiras de desenvolver sua voz.
Querer é poder!

Jurados iniciantes
Algumas observações ao julgamento de cantores, principalmente a jurados iniciantes que estão começando a atuar como tal:
O jurado é responsável integralmente pelo seu posicionamento, não apenas pela remuneração ou troca de favores. Portanto, seja consciente.
Evite ideias pré-concebidas ao julgar. Mantenha a consciência tranquila

Itens de julgamento:
– categorias principiantes: ritmo, afinação, melodia, vocalização e dicção;
– categoria média: ritmo, afinação, melodia, vocalização, pronúncia, personalidade e expressão musical;
– categoria superior: compreensão das letras das músicas, interpretação, atitude e impressão, expressão facial e corporal.

Comentários
É importante colocar comentários simples para justificar a nota atribuída;
Sem comentários fica a impressão de falta de entendimento à música e conhecimentos;
Não escrever nada pode significar receio de ser odiado, mal visto, dando nota somente para agradar o cantor ou outros interesses.

O jurado escolhido
Uma vez escolhido deverá enfrentar a tarefa com confiança e dignidade
Quando surgir uma dúvida, ter tranquilidade e humildade para perguntar a seu colega de trabalho (ao presidente do júri);
Com relação à letra, se o cantor trocar ou errar, ou ainda cantar duas vezes a mesma estrofe, terá desconto na pontuação dentro do conhecimento de cada jurado, por existir sequência na letra (poesia) que a torna canto (narração de uma história com melodia e ritmo).
Para tanto, peço para que faça estudo correto da língua japonesa, pronúncia correta, dicção, entendimentos das palavras e frases, interpretação, etc.; para que tenha o mínimo conhecimento básico da “teoria musical”, além de exercitar a acuidade auditiva, ouvindo vários estilos de música.
Jamais paramos de aprender!

Espero, sinceramente, ter podido deixar-vos alguma coisa de útil, extraídas de minhas pesquisas, experiência e estudos. De minha parte, considero um dever que dedico a todos para que procurem aperfeiçoar-se na arte do canto e do julgamento.
Agradecida.

Elsa Fuchimi
OMB 53430

2 Comments on "Conselho de ELSA FUCHIMI… a cantores e jurados novos"

  1. Concordo plenamente em tudo !
    Parabéns pelo depoimento !

  2. Kazuo Sekito | 9 de abril de 2020 at 22:11 |

    Disse muita coisa com poucas palavras. Para nós cantores, excelentes conselhos, e para os jurados iniciantes, tudo que esperamos das suas atuações.

Comments are closed.