Isadora canta nosso Hino Nacional, no Japão!

Com muita emoção e sentimento de amor e patriotismo, Isadora Kataoka cantou o Hino Nacional Brasileiro no Tokyo Metropolitan Gymnasium, um estádio olímpico lotado de torcedores japoneses.”O meu sentimento foi o de mandar boas energias para o País e torcer para o nosso grande time de rugby” disse. Foi na abertura do jogo Brasil x Japão da Copa do Mundo de Rugby Paraolímpico WWRC TOKYO 2019 – World Weelchair Rugby Challenge“, realizado dia 16 de outubro. “Cantar o Hino Brasileiro no Japão foi um sonho e estou radiante de alegria. Foi uma emoção indescritível, a energia do local e das pessoas foi muito intensa e positiva” disse Isadora, feliz com essa maravilhosa oportunidade.

Agradeço imensamente Toshio Saito pela indicação do meu nome e à comissão organizadora do evento“, disse Isadora. Walter Toshio Saito é presidente da AEBJ – Associação das Escolas Brasileiras no Japão e diretor presidente da TS Recreação. Toshio é um grande incentivador da cultura, educação, música e esporte, muito envolvido nos movimentos sociais da comunidade brasileira no Japão. Para completar ainda mais essa “magia”, Isadora cantou ao lado do famoso artista japonês Mansai Nomura, um dos organizadores e representante japonês das festividades da abertura e encerramento dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2020 que acontecerão no Japão.

(fonte: NHK BS1)
(fonte: NHK BS1)

A cerimônia de abertura e o jogo de rugby foram transmitidos em rede nacional  pela televisão japonesa NHK BS1 e, por conta disso, a repercussão foi imediata. Inúmeras felicitações foram enviadas à Isadora pelas redes sociais, que estava impressionada com tudo, inclusive com a organização do evento. “A estrutura técnica para a transmissão foi gigantesca, com muito profissionalismo“, disse Isadora, que vivenciou uma experiência fantástica com um especial tratamento recebido, camarim exclusivo, maquiadora e cabeleireira. Tudo cronometrado e staffs à disposição.

Três horas antes do evento começar, a movimentação já era grande com a chegada dos colaboradores do ginásio e dos profissionais da televisão.  Os jornalistas também já se posicionavam nas laterais da quadra, bem como os técnicos de som e imagem. Já na entrada, uma enorme fila de torcedores se formava para o jogo tão esperado pela comunidade japonesa. O locutor dava o tom e a animação da grande partida com imagens em grandes telões, numa grande festa esportiva, além da distribuição de panfletos e botons alusivos ao jogo.

O Jogo

No rugby em cadeiras de rodas, os jogadores precisam ter a habilidade de manusear e segurar a bola, acelerar, frear e direcionar a cadeira de acordo com as jogadas, com o objetivo de passar a linha do gol com a bola e a cadeira de rodas.  A garra e determinação dos jogadores  foi sentida em toda a partida que terminou com a vitória do Japão, para a alegria da torcida japonesa.

Com a liderança da técnica Ana Ramkrapes, a comissão técnica brasileira foi composta por Manoel Pereira, Luiz Pereira, Francisco Lopes, Marcia Fernandes, Samara Seiler, Pedro Vital e Felipe Pereira. Jogadores: Gilson Wirzma, Guilherme Camargo, José Higino, Rafael Hoffmann, Alexandre Taniguchi, Daniel Gonçalves, Alexandre Giuriato, Júlio Braz e Gabriel Feitosa.

(Reportagem completa, de Célia Kataoka, jornalista e mãe de Isabela)