No Paraná, Akagumi vence o Kouhaku 2019!

Sob a coordenação geral de Teresa Morisawa, Amélia Orikassa e Celina Sakurai, o departamento de Canto da Aliança Cultural Brasil – Japão do Paraná, cujo diretor é Jorge Iriguti, realizou com sucesso e muita alegria, seu VII Paraná Kouhaku Utagasen, no dia 10 de novembro de 2019, no  Salão Social da Aliança Cultural Brasil-Japão do Paraná, localizado na Rua Paranaguá, 1782, em Londrina.

Na Abertura Oficial formaram a mesa, Eduardo Suzuki, presidente da Aliança Cultural Brasil Japão do Paraná, e eposa Emília Suzuki; Sérgio Toyohara, vice-presidente; Teresa Morisawa, coordenadora do evento; Ricardo Origassa, presidente do Conselho Deliberativo da entidade; e, Jorge Iriguti, diretor do departamento de Canto da entidade.
Aproveitando o ensejo, prestaram uma homenagem de agradecimento a Harumi Iriguti porque, apesar de jovem, tem se dedicado muito, via Informática, aos eventos da entidade.

Da esquerda para a direita,
Sérgio Toyohara, Eduardo Suzuki, Emília Suzuki, Tereza Morisawa, Ricardo Origassa e Jorge Iriguti
Prof. Origassa oferece uma lembrança à Harumi Iriguti

Contando com a participação de aproximadamente 140 cantores vindo de 54 entidades espalhadas por todo Estado do Paraná, a vitória coube à equipe feminina, Akagumi, que com isso, o placar geral passou a 5 a 2 para as mulheres.
Para participar desse Kouhaku, o cantor deve já ter participado dos concursos seletivos da ABRAC, ou seja, ser sócio de alguma dessas entidades, todas filiadas à Aliança, condição obrigatória.

Foi o último evento do ano do Departamento de Canto da Aliança. Mas o bacana é que como a maioria cantou músicas diferentes das que apresentam nos taikais convencionais, até com brincadeiras, melhor que o resultado a favor de nossa equipes,  o clima de confraternização prevaleceu e os laçoes de amizades ficaram ainda mais fortes. Foi espetacular!”, contou Amélia Orikassa, com muita satisfação.

O evento que começou às 8h e se encerrou às 17 horas teve como Corpo de Jurados, Eduardo Suzuki, presidente da Aliança Cultural Brasil-Japão do Paraná; Hiroko Takeshita, diretora da entidade, do Departamento Cultural de Senhoras; Joana Kaneko, representando a Associação Central, de Rubiácea; e Massaharu Tsuchiya – representando a ACEL, de Londrina.

E teve também seções de shows protagonizados pelos renomados professores de canto do Estado, como Hiseko Yoshihara, Jane Ashihara, Junko Ekuni, Maliko Nagao, Mineko Kimura, Mitsuko Ikeda e Susana Sano.

Normalmente, nos eventos convencionais as refeições costumam ser preparadas pelos Fujinkais (departamento de Senhoras) respectivos, mas neste Kouhaku, o Departamento de Canto contemplou os presentes com um Buffet para até 230 pessoas.

A Sonoplastia ficou sob a responsabilidade de Seyti Sumisaa e a Contagem/Informática, de Harumi Iriguti.


(Colaboração ao texto: Amélia Orikasa – fotos: Sergio Toyohara)