Nova vitória masculina no 11º Koohaku da CMU… com NHK!

Com a terceira vitória consecutiva da equipe masculina (branca) no 11º Grand Koohaku Utagassen CMU, realizado no dia 25 de novembro de 2018, na sede da ACENSA (R. Vigário Taques Bittencourt, 211), que contou com cobertura da emissora de TV NHK-SP, a diferença a seu favor ampliou-se para três, ficando em sete a quatro. Os números finais foram: equipe masculina 5446 X equipe feminina 5422.

Foi, sem dúvida, um dos melhores Koohaku que realizamos, envolto em alta energia por todos os participantes: músicos, cantores, jurados, público”, contou Shizue Motizuki, presidente da Comissão Organizadora. “Sentimo-nos muito honrados pela presença da NHK, que fez a cobertura de todo evento e já à noite transmitiu alguns tópicos no noticiário da emissora, no Japão”, revelou, satisfeita. “A equipe feminina perdeu mais uma vez, mas o que importa é que todos se empenharam, dando o seu melhor nas apresentações. Parabéns aos cantores e muito obrigada a todos!”, concluiu.

O evento foi animado do início ao fim e a disputa, entre as equipes, acirrada até os três primeiros blocos, julgadas por um corpo de jurados formado por: Meri Hasegawa (presidente), Norikazu Sassaki, Marina Ishizawa, Haruyuki Kumabe, Akie Takada, Tatsuo Nakayama, Hissa Ikko, Takao Yamada, Lidia Tachibana, Toyoshi Sasaki, Ligia Nakashima, Noburu Kuzuhara, Lina Oyama, Katsumi Maquiguça e Luiz Oyama.

Após o intervalo principal, quando todos os presentes, músicos, cantores, jurados, público e comissão organizadora fazem a refeição conjuntamente, o que já se tornou um marco ao evento, de surpresa, o prof. Masaru Jinbara foi homenageado pela comissão por seus 55 anos como músico. E pelo exemplar relacionamento familiar, até porque estendeu sua afinidade musical a todos seus descendentes, incluindo netos, todos foram convidados a subirem ao palco comprovando esse fato, sendo muito aplaudidos. A neta Yukari, inclusive, teve a oportunidade de mostrar seus dotes na bateria acompanhando a apresentação de dois cantores infantis, nesse dia.

Muito feliz com a inesperada homenagem, fez questão de se manifestar: “Agradeço a todos que se empenharam para que esse evento fosse um sucesso. Cada ano que passa, procuramos aperfeiçoar mais e, para tanto, contamos com a dedicação dos músicos e cantores. Tudo é feito com muito amor e carinho. Creio que seja esse o motivo para que as coisas fluam bem. Meus agradecimentos à NHK e a Mika Takahashi por nos prestigiar e a todos que tornaram esse Koohaku um grande evento! Muito obrigado!

Mika Takahashi, além de intermediadora com a NHK, é também cantora e integrou a equipe vermelha na edição deste ano. “Foi a primeira vez que participei deste Koohaku, além de colaborar na produção desta matéria com a NHK, que teve calorosa recepção dos organizadores, dos cantores, dos jurados e do público em geral”, revelou. “Achei interessante a iniciativa da comissão possibilitar aos cantores, que têm curiosidade e interesse, vivenciar o canto com acompanhamento de banda. E fiquei admirada com a união da família Jinbara ao ver a dedicação das três gerações à manutenção da Cultura Japonesa pelo dom musical. Aliás, achei sensacional ver também outras famílias se apresentarem nesse formato de três gerações! Gratidão à todos por mais esta grande oportunidade”, concluiu satisfeita e aproveitando para revelar que, além da apresentação no noticiário, farão um especial a respeito, mas que os informará a data previamente.

O Conjunto Musical Unidos (CMU) é formado por: Masaru Jinbara (líder e sax tenor), Eiji Ueda (sax alto), Osmar Wagner (trompete), Paula Hori (piano), Keiko Yamada (teclado), Milton Iwaya (guitarra), Mário Hori (violão), Ricardo Jinbara (bateria e sax tenor), Rogério Jinbara (contra baixo e guitarra), Edison Tsuda (bateria), Takeshi Matsumoto (contrabaixo) e Mauro Yamada (percussão)

O evento em si, devido aos 78 cantores protagonistas dessa disputa, preencheu os intervalos para descanso dos músicos com apresentações extraordinárias, como a do Coral ACENSA, sob a batuta do prof. Jinbara, composto por vinte membros; dança tradicional japonesa de Buyô (Hideko Yoshizawa, Mutsumi Kajihara e Tiyoko Tanaka); Silvio Sano e a dupla Márcia Fukata/ Ioshisaburo Hirakawa.