Presidente da UPK, na Missão Japão do governador João Dória

A empresa japonesa Toyota anunciou, no dia 19 de setembro, na cidade de mesmo nome, na província de Aichi, no Japão, um investimento de 1 bilhão de reais na fábrica da montadora em Sorocaba (SP), para o lançamento de um novo modelo de carro a ser fabricado no Brasil e que gerará 300 novas vagas diretas de trabalho.

O anúncio foi feito junto ao governador de São Paulo João Dória que fora ao Japão com uma comitiva de empresários brasileiros, dentre os quais Marcelo Ometto, presidente do Conselho da Uniāo da Indústria de Cana de Açúcar (Única), Rafael Chang, presidente da Toyota do Brasil, e também Pedro Mizutani, vice-presidente Executivo de Relações Externas e Estratégia da Raízen.

A expectativa é que o novo modelo que chegará ao mercado em 2021, seja um compacto, híbrido flex, “movido a gasolina, etanol e conjugado com a eletricidade”, como explica Mizutani, “tecnologia única no mundo envolvendo o combustível extraído da cana”, prosseguiu.

Como a Missão Japão não foi específico à Toyota, mas para atrair novos investimentos e geração de empregos a comitiva também esteve na JICA (Agência de Cooperação Internacional do Japão) para parcerias nas áreas de agronegócios, defesa civil, segurança pública e meio ambiente.

Por isso, essa viagem foi muito proveitosa, principalmente para esse inter-relacionamento entre o Brasil e o Japão”, concluiu.