Um exemplar, 25º Jukuren Shinboku Karaokê Taikai

Sob a coordenação de Kazuto Nishi e Kashimi Katada, a Federação dos Clubes Nipo-Brasileiros de Anciões (Burajiru Nikkei Rôjin Kurabu Rengôkai – Rôkuen), cujo presidente é Missao Ueno, realizou o seu 25º Jukuren Shinboku Karaokê Taikai, no dia 17 de novembro de 2019, no auditório da ACA Iwate Kenjinkai do Brasil, localizado na Rua Thomaz de Lima, 95 – 1º andar, Liberdade, São Paulo.

“Esta federação foi fundada em 1975 com o objetivo de facilitar o acesso das pessoas idosas nikkeis às atividades dos 49 Clubes de Anciões na região de São Paulo, Paraná, Brasília e Mato Grosso; e proporcionar melhor qualidade de vida aos seus atuais mais de 3,2 mil sócios.Os clubes promovem atividades culturais e desportivas, arrecadam donativos e contribuições para entidades assistenciais, visitam entidades, auxiliam na administração e preservação de espaços públicos. A Federação realiza eventos para o intercâmbio entre os clubes, como palestras, festivais artísticos, concursos de karaokê, torneios de Gateball, bazares, bingos, viagens e semana do idoso (exame médico, palestra, exposição, etc.). Além dos eventos, são oferecidos cursos: ginástica aeróbica, Bon odori (dança tradicional), coral, karaokê, karaokê dança, desenho, minyô (música folclórica), shodô (caligrafia japonesa), haiku (poema japonês), hyakunin isshu (antologia poética clássica japonesa) e cinema. (Ref.: Patrícia Tamiko Izumi, 2012 – Envelhecimento dos imigrantes japoneses em São Paulo)”

Abertura Oficial
Missao Ueno, presidente da Federação
Tereza Kato, presidente do Júri

E nesta 25ª edição do Jukuren Shinboku, o presidente da UPK, Pedro Mizutani, compareceu para fazer uma saudação aos participantes que variavam de 70 a quase 100 anos de idade e, até porque muitos deles também participam dos taikais convencionais que ocorrem aos domingos em várias associações.

Pedro Mizutani, presidente da UPK,
ao lado de Missao Ueno e profª Tamaki

Além disso, o Corpo de Jurados foi formado por professores da UPK, como Tereza Kato (presidente), Hideo Hirose e Setsuko Kawai.

A Sonoplastia ficou sob responsabilidade da Sasaki Som e a Contagem/Informática, da Família Adatihara.

À Lista dos Campeões, clique em Resultados de Taikais, no Home deste site.

(Colaboração ao texto e fotos: Oduvaldo Adatihara)