Orientações aos Cantores de Karaokê, no Conselho de Erika Kawahashi

Olá, meus amigos.
Aproveitando este período de quarentena, resolvi escrever à seção Conselho de Jurado algumas orientações, neste caso, destinado aos cantores de Karaokê, especialmente aos que se apresentam em Taikais.
Primeiramente, estar tranquilo (a) é importante, sem se preocupar com classificação.
Leve sorriso ao adentrar no palco, não faz mal a ninguém.
Cantar parece fácil, mas para quem quer mesmo a voz cantada, é necessário muito treino.
O ar, ao sair dos pulmões e passar pelas cordas vocais, vibra com a passagem do ar e produz o som. Essa voz será ampliada e modificada ao encontrar com as estruturas de ressonância (máscara). 
Todos os espaços entre a língua, os dentes, as bochechas, o céu da boca e os lábios, vão contribuir para modificar a qualidade da voz.
Se tivermos com algum problema em quaisquer dessas estruturas, iremos produzir uma voz “ruim”.
Ao cantar, devemos utilizar ao máximo todas essas estruturas, acima descritas.

É muito importante que se faça uma vocalização correta:
Temos 3 aparelhos importantes do nosso corpo: Aparelho Respiratório, Aparelho Fonador e Aparelho de Ressonância.
O Aparelho Respiratório, que está integrado pelos pulmões e o diafragma;
O Aparelho Fonador, constituído pela laringe e pelas cordas vocais;
O Aparelho de Ressonância (também chamado de máscara), onde o ar, transformado em som, se expande, adquirindo qualidade e amplitude.
A boca é um ressonador muito importante e é o único capaz de alterar a sua forma e obter um som redondo e agradável ao ouvido, é necessário elevar o “céu da boca”. Esta posição é a de um bocejo. Nesta posição, o fundo da garganta estará bem aberto e emite-se um “mmmmm”, prolongadamente e o Som chega aos Ressonadores faciais, provocando uma leve cócega, devido às vibrações que se realizam ao redor do nariz.

DICAS: a respiração no canto é diferente da respiração da fala. Você mesmo (a) deve saber controlar o sopro: você deve aprender a economizar e a controlar o ar expirado. Você precisa regular constantemente o gasto de ar, conforme a intensidade e a duração da frase que irá cantar.

RESPIRAÇÃO: para se ter o ar que necessitamos para cantar, temos que encher o diafragma.
O ar enche os pulmões, mas o controle é através da distensão do diafragma, que determina o volume de voz alta ou baixa, e também a extensão, se prolonga ou interrompe. Por isso dizemos que a respiração é fundamental na arte de cantar.
Tem um ditado que diz: quem não sabe respirar, não sabe cantar.
Ao expelirmos o ar, o ar passa pelas cordas vocais. O som é emitido quando o ar, pela pressão do diafragma, passa pelas cordas vocais. Dependendo da quantidade do ar que é expelida pela pressão do diafragma, podemos dizer que a voz é forte ou fraca.
Chamamos de retenção, quando você não pressiona o diafragma. São Sons Apoiados.
Chamamos de pressão, quando você pressiona o diafragma. São sons pressionados.

POSTURA
1) Estar estável. 2) Manter as pernas um pouco afastadas a ponto de não perder o equilíbrio, com abertura para a esquerda e direita, ou para frente e para trás. 3) Alongar o dorso – abrir o peito, encolher o abdômen, não curvar o rosto para baixo e olhos para frente. 4) Não fazer força  – colocar o centro de gravidade no diafragma e tirar a tensão do queixo, dos ombros e dos braços.

Espero que tenha auxiliado um pouco, na sua arte de cantar.


Érika Kawahashi
membro do Conselho de Jurados
(11)2578-3829/99827-9925
erika.kawahashi@yahoo.com.br
CDs de Vocalização (encomendas)
Aulas, gravações, seminários, bailes
e eventos (música ao vivo)

Nota: A opiniões contidas nesta seção, Conselho de Jurado, não expressam necessariamente a opinião da UPK (União Paulista de Karaokê), sendo inteiramente da responsabilidade do autor.
Mensalmente, pretendemos ter, nesta seção, novos conselhos de outros jurados. 

4 Comments on "Orientações aos Cantores de Karaokê, no Conselho de Erika Kawahashi"

  1. Tereza Yonamine | 30 de março de 2020 at 22:25 |

    Muito boa noite! Obrigada pelas valiosas informações, prezada Érika Kawahashi. Pretendo evoluir cada dia. Vou exercitar. Abraço.

    • Érika Kawahashi | 1 de abril de 2020 at 19:21 |

      Obrigada pelo comentário, Tereza. Espero que os ensinamentos tenham sido úteis. Érika.

  2. Kazuo Sekito | 9 de abril de 2020 at 22:17 |

    Obrigado pelos conselhos. Apesar de ser muita coisa a ser lembrada na hora “H” (no palco) rsrsrs … é para isso que treinamos, tentando utilizar essas técnicas de maneira automatica.

  3. Érika Kawahashi | 12 de abril de 2020 at 10:36 |

    Olá Kazuo.
    O treino diário da vocalização faz com que tudo fique automatizado, de uma forma natural, sem precisar “pensar”, pois, para se cantar, precisamos usar o nosso corpo.
    Feito isso, vem a parte interpretativa, sendo necessário analisar o poema (letra), usando a respiração do diafragma, sob o controle deste músculo, sempre controlando e regulando o gasto de ar.
    Desejo a você, sucesso em suas apresentações!
    Érika.

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