Conselho-opinião: Profª Tereza Kato

Antes de tudo, sinto-me honrada por fazer parte do Conselho de Jurados da UPK, presidido pelo Prof. Tadao Ebihara, nesta nova gestão. A nós, membros do mesmo, são exigidos conhecimentos tanto de teoria musical quanto de técnica vocal. Mas todos os jurados e professores, registrados na UPK, devem também estudar e aprimorar suas capacidades de julgar e ensinar. Ao Conselho cabe passar-lhes esses conhecimentos por meio dos Seminários.
Sob meu ponto de vista, para se tornar jurado ou professor de canções japonesas, em primeiro lugar, é necessário que se entenda o idioma. Portanto, se alguém ou algum cantor tiver esse desejo deverá, antes de tudo, estudar a língua japonesa. Até porque aos membros do Conselho também chegam a hora de se afastarem e, ciente disso, para uma continuidade harmoniosa o aspirante a jurado ou professor deve também se preparar como futuro membro. Só um trabalho eficiente e responsável forma novos jurados, capacitados.

Sobre Ética: É importante que os jurados adotem condutas éticas, tais como, não abordar cantores, convidando-os para serem seus alunos com promessa de melhor desempenho. Em taikais, alguns atribuem notas “comerciais” para agradar a comissão realizadora, mas nenhuma nota “protecionista” é boa para cantor algum, porque é enganosa e não vai trazer benefício algum a ele, ao contrário, dará a ele uma falsa ilusão que o impedirá de evoluir. Da mesma forma, muitos têm receio de atribuir notas “baixas“ a alguns cantores para evitar reclamações, mas a consequência é acabar prejudicando cantores que foram bem em relação aos “beneficiados”, provocando uma injustiça!
Aos jurados que atuam em grandes concursos, como Brasileirão e Paulistão, mais do que nunca, deverão manter posturas firmes, sem comentários externos sobre as reuniões que acontecem após cada categoria. Essas reuniões são necessárias para que os resultados das classificações sejam os mais justos possíveis.
Enfim, os jurados devem ser resolutos! Ter capacidade de discernimento, certeza nos julgamentos e saberem justificar as notas atribuídas. Cada jurado tem seu critério de avaliação, mas sou da opinião de que devem estudar mais do que cantores; terem conhecimento de várias músicas, vários estilos; cuidado nos julgamentos; escolha e ensinamentos, principalmente às músicas infantis que têm regras que muitos desconhecem.

Escolha de músicas para crianças: É muito importante a escolha dessas músicas. Tenho observado nas categorias Tibiko, crianças cantando músicas com conteúdos não apropriados para suas idades; e na categoria Doyo A, crianças cantando músicas de Doyo D e C, o que também não fica bem.

Cantor-professor: Por mais difícil que seja, um cantor de alto nível precisa decidir se pretender continuar participando de concursos ou dar aulas, pois concorrer com próprios alunos é uma situação constrangedora a todos.

Cantores: Alguns estudam simultaneamente com vários professores. É questão de opção. No entanto, em minha opinião, a grande maioria se prejudica, porque acaba se confundindo devido às diferentes técnicas de cada, o que, de certa forma, provoca insegurança e, consequentemente, o resultado não será satisfatório. O ideal é cada cantor confiar no seu professor, aprimorar os ensinamentos transmitidos por ele e dar o máximo do aprendizado no momento da apresentação. Maior erro, ainda, é tomar aulas extras com diversos professores quando se aproximam os grandes concursos. Confie em seu professor!

Som: É de suma importância a qualidade do som. Falo por mim! Por exemplo, quando vou cantar, se o som não estiver bem regulado, com microfone puxando bem, perco completamente a vontade de cantar e meu desempenho cai drasticamente. E os sonoplastas também, deverão estar muito atentos às apresentações de cada cantor, pois alguns sequer olham para os cantores que fazem sinal para aumentar ou abaixar o volume de seus playbacks!

Cantar é mesmo uma arte difícil! Trabalhar com cada pessoa, fazê-la emitir voz apropriada a cada estilo de música, realmente, é bem complicado. Ao cantor, há que se dar dinâmica na apresentação, cantar com o corpo liberando emoções através do som, em acordo com cada letra, transformando a canção numa poesia. Por isso, como interpretar a história da canção é muito complexo, mais do que nunca o professor precisa se aprimorar na língua japonesa. É necessário estudar o idioma porque entendendo a letra, a qualidade da interpretação melhora muito.
Assim como é difícil cantar, julgar também o é. Por isso, o recado que deixo otagaini (para ambas as partes), é para que estudemos sempre, porque só o conhecimento consegue trazer resultados de excelência em qualquer atividade a que nos propusermos realizar.
Assim, finalizando, espero que meu depoimento, baseado nas experiências vividas ao longo dos anos, seja útil a vocês, queridos cantores, professores e aspirantes a jurados.

Outrossim, na próxima oportunidade pretendo também dar dicas à arte de “CANTAR”.

Muito obrigada !

Tereza Kato, OMB 40637
Membro do Conselho de Jurados
(11) 3479-2152/99991-8880
tereza.kato@yahoo.com.br     

Nota: A opiniões contidas nesta seção, Conselho de Jurado, não expressam necessariamente a opinião da UPK (União Paulista de Karaokê), sendo inteiramente da responsabilidade do autor.
Mensalmente, pretendemos ter, nesta seção, novos conselhos de outros jurados. 

40 Comments on "Conselho-opinião: Profª Tereza Kato"

  1. Matico Miyahara | 18 de agosto de 2018 at 22:05 |

    Excelente !

  2. Sueli R F Zanetin | 18 de agosto de 2018 at 22:55 |

    Falou bem Teresa! Eh isso mesmo, tds merecem uma chance, Mas, temos q ter discernimento e regras. Linda prof°Teresa ❤

  3. Dirce Miyahara | 18 de agosto de 2018 at 23:22 |

    Muito verdadeiro

  4. Margarida saiki | 19 de agosto de 2018 at 01:14 |

    Arigatooo sensei Tereza Kato, os seus conselhos são sempre muito importante e útil p todos nós.

  5. Concordo plenamente com a Professora Tereza Kato. É de suma importância que o professor tenha conhecimento da língua japonesa para que possa traduzir e o aluno possa interpretar com mais sentimento as canções.Quanto ao julgamento deve ser justo com cada candidato independente de amizade ou preferência para que haja justiça para todos.

    • Olá, obrigada pelo seu comentário.
      Na verdade, nós os professores devemos estudar muito mais que os cantores. Grande abraço!

  6. Sergio Gusukuma | 19 de agosto de 2018 at 07:15 |

    Parabéns a todos Jurados , cantores que se permitiram a mais um dia de conhecimentos , para que cada vez mais tenhamos essa integração e um crescimento do nossa Cultura e Karaokê ! Parabéns e Gratidão!!

  7. Eduardo Domingos | 19 de agosto de 2018 at 09:36 |

    Parabéns prof TEREZA KATO!!!!

  8. Concordo plenamente com a preocupação da Prof. Tereza Kato , em manter ou melhor melhorar as condições dos professores e jurados para que o aluno tenha um aprendizado de alto nível. O conhecimento da língua japonesa para que o aluno possa interpretar com mais sentimento, enfim como já disse no início concordo com tudo que foi comentado pela Professora Tereza Kato e ao mesmo tempo parabenizo por essa importante iniciativa Parabéns !!!!

    • Na verdade , a iniciativa foi do meu amigo Silvio Sano. Ele me deu oportunidade para eu expor comentário, e assim fiz a matéria.
      Obrigada viu?
      Bjsss!

  9. Ivani Tiyomi Iwai Takase | 19 de agosto de 2018 at 12:10 |

    Sábias palavras ! Fruto de seu caráter e experiências vividas . Parabéns 😤! Se todos agirem desta maneira, muitas das reclamações não haveriam. Tiyomi Takase

    • Obrigada, Dra Tiyomi!
      Você que sempre vem batalhando na UPK, sempre prestando serviços para comunidade , com apoio da Diretoria ,vou me esforçar para que cada vez mais a gente consiga melhoria em todos aspectos !

  10. Profa. Tereza Kato
    Parabéns pelo ótimo depoimento !
    Muita verdade quando mencionou a necessidade do conhecimento da língua japonesa, por que conhecendo a letra da música, o cantor consegue transmitir sentimentos , e a interpretação fica muito boa !
    E que venham mais depoimentos , mais opiniões e ensinamentos também de outros Professores !
    Obrigada !
    Cecília Eiko Kusano

    • Obrigada!
      Com essa nova diretoria da UPK, abriu-se esse espaço comandado pelo jornalista Sílvio Sano, onde serão convidados todos membros de jurados, registrados na UPK.
      Creio que todo mês, algum professor (a),vai registrar comentário em prol de cantores, jurados, Associações etc

  11. Cassia Nishimura Tamashiro | 23 de agosto de 2018 at 00:32 |

    Parabens profa Tereza Kato, por seus conselhos e opinioes transparentes.
    Que mts jurados possam seguir esse exemplo.

  12. Eduardo Kanashiro | 23 de agosto de 2018 at 14:16 |

    Parabenizo a Profª Tereza Kato por compartilhar a sua opinião. Quero destacar as dicas sobre escolha de músicas para crianças. Eu e minha filha (Vanessa), fazemos aulas com a sua irmã – Profª Dirce Etsuko Miyahara, e ela também fez a mesma orientação quanto a escolha da música na categoria Tibiko. É preciso analisar o conteúdo da letra, pois, nem todas são apropriadas para crianças. Outro destaque, é que o (a) Professor (a) saiba o idioma japonês. Eu, por experiência própria (não sabia o idioma japonês), acrescento que o aluno também, ou que entenda, pelo menos o significado da música que vai interpretar. Quando comecei a participar em 2004, a primeira música foi Orewa Sabishiinda do Frank Nagai. A música tem um balanço muito legal. Então, quando eu ia cantar, ficava “balançando” no ritmo da música. Foi quando disseram: “não fique balançando, pois a música é triste.”

    • Realmente é muito importante que o cantor entenda o idioma .
      Há vezes que o cantor se expressa tão dramaticamente sem a necessidade, outras vezes está esbanjando sorriso numa canção triste….
      Obrigada por deixar comentário !
      Boa sorte nas apresentações !

  13. Mitsue Ywata Presidente Prudente | 23 de agosto de 2018 at 19:09 |

    Sensei Tereza, depoimento verdadeiro!! Parabéns!!!

    • Gomem pela demora na resposta!
      Na verdade foi falha minha , mas quero agradecer de coração pela sua atenção !
      Beijos!

  14. Jorge Augusto Tamashiro | 23 de agosto de 2018 at 21:57 |

    Parabéns, Profa Tereza.
    Depoimento de quem, com certeza, conhece e domina o assunto.
    Apenas discordo quando menciona a palavra “resoluto”, porque o mínimo que se espera de um jurado é honestidade e imparcialidade, seguido de grande conhecimento técnico. Afinal, julgam pessoas.
    Mais uma vez, parabéns Profa.

    • Sim, na verdade era essa intenção que quis passar ,com essa palavra Resoluto: capacidade ,honestidade e,imparcialidade .
      Arigatou gozaimasu !

  15. ヨシエ 上原 | 24 de agosto de 2018 at 17:57 |

    テレザ 先生 おめでとう!これからも 正しい 審査のやりかた そして正しい カラオケの テクニックを 指導してください。

  16. Muito bem focado os problemas do karaoke explanado c muita sabedoria p quem tem se dedicado tanto tempo p sempre melhorar o karaokê. Parabéns Sensei.Te admiro pelo seu trabalho e carisma. Obrigada.

  17. Harumi Ikehara | 8 de novembro de 2018 at 13:52 |

    Excelente!!!
    Concordo plenamente em tudo, sensei Tereza Kato.

  18. Adorei!!!

    • Obrigada pelo carinho.acho de suma importância opiniões dos cantores.
      Se tiver alguma sugestão,por favor me contate ,ok ?
      Bjs !

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