E o Bonenkai presencial UPK 2021… aconteceu!

E, finalmente, aconteceu o ansiosamente esperado encontro presencial de cantores e simpatizantes do karaokê, pelo Bonenkai promovido pela UPK, no dia 4 de dezembro, no sítio Uruanã, em Boituva, de propriedade do ex- presidente dessa entidade, Elzo Sigueta.
Foram 105 pessoas que compareceram!Devido ao ainda momento, mesmo em espaço quase que ao ar-livre, todos os cuidados sanitários foram solicitados para serem firmemente cumpridos com os participantes levando seus próprios meios de prevenção, mesmo os tendo à disposição no local.

Sede da Fazenda Uruanã, em destaque duas vãs que levaram alguns participantes ao evento
(foto: Maria Hirata Shinde)

Após tanto tempo sem se encontrarem, o resultado não podia deixar de ser como ocorreu, com muita alegria e satisfação por finalmente se reencontrarem pessoalmente e até porque antes de a pandemia se iniciar os encontros eram infalivelmente semanais devido aos taikais.
O isolamento social, na verdade, pareceu fortalecer ainda mais esse vínculo entre nós porque pessoas que víamos pouco nos presenciais por morarem em outras cidades passamos a ver semanalmente graças aos virtuais“, era opinião unânime e quase literal. “Sem contar que, hoje, pude abraçar fisicamente algumas pessoas que conheci virtualmente”, fez questão de ressaltar um dos presentes.
Assim, com esse clima de muita descontração e com o vínculo que os unem sendo o karaokê, viabilizado pela versatilidade do 2º vice-presidente da UPK, Oduvaldo Adatihara, especialista também em som, além da informática, cantoria não faltou.

Espaço coberto, aberto, onde ocorreu o evento
Jorge Dozono, com o anfitrião Elzo Sigueta
Yuji Shiraishi, Kazuko Kawai e Dirce Miti Ikeuti
Comida farta

Como se tratou de evento oficial da UPK, com convite aberto a quem quisesse participar, houve abertura oficial, e até porque será a última gestão do atual presidente, Pedro Mizutani. Por ter sido um reencontro depois de longo tempo devido à pandemia, todos os diretores puderam fazer uso da palavra, desde a atual vice-presidente, Tiyomi Takase, até aos mais jovens como Kimio Suzuki e  Paula Hirama, de apenas 21 anos de idade.
Com Shaka Shinde como mestre cerimonial, a abertura se iniciou com um minuto de silêncio em homenagem aos muitos amigos do karaokê, como as professoras Satiko Ono e Tereza Kato, além de cantores assíduos, que se foram nesse período.

Minuto de silêncio pedido
Minuto de silêncio correspondido

Em seguida, os discursos foram abertos a partir do anfitrião Elzo Sigueta que “com minha querida esposa Masako, sempre os receberemos com muito carinho e de braços abertos“, finalizou, emocionado.
Pedro Mizutani, em sua vez, agradeceu a todos pelo atendimento ao convite e fez questão de louvar todos os membros da diretoria pelo sucesso obtido em suas duas gestões prestes a se encerrar. Prosseguindo, com bom humor, lembrou que… “Em minha passagem como gestor no meio karaokê houve coincidências interessantes no aspecto de valorização da mulher como administradora, pois minha sucessora na Regional Centro Oeste foi a Akemi Okamoto e agora, quem deverá me suceder na UPK é nossa querida Tiyomi Takase, presidente da Regional ABCD Bx Santista“, sorriu e já a anunciando porque é a única candidata ao próximo pleito até o momento. “Ah! E não podemos esquecer que a presidente da ABRAC é Akemi Nishimori“, reforçou.
Aproveitando o ensejo, anunciou o próximo Paulistão para os dias 30 de abril e 1º de maio, que será realizado no Parque Maeda, que poderá ocorrer de forma híbrida, mas ainda não conclusiva. Lançou também caderno com regulamentos para obtenção de patrocínio ao mesmo, informando que os interessados poderão solicitar à UPK, diretamente com a Márcia Matsuo pelo celular dela 99108-6999.

Elzo Sigueta saudando e recepcionando os convidados
Presidente da UPK, Pedro Mizutani, fazendo sua saudação
Apresentando o caderno para busca de patrocínios ao Paulistão
Tiyomi Takase, futura presidente da UPK?
Membros da diretoria da UPK presentes ao evento

Em seguida, o bonenkai prosseguiu com mais animação ainda porque, as cantorias passaram a ser acompanhadas também por danças soltinhas e bon odori, mantendo esse clima de alegria, naquele esplêndido espaço, até o final.

Akira Ikawa, de Mogi das Cruzes
Mitsue Kina e Noriko Kurimoto
Mesa pesada, literalmente
Arnaldo Tatibana, Ivone Umeki, Silvio Sano e Eduardo Suguimura
Oduvaldo Adatihara, ensinando e coordenando passos à coreografia
A vez do Bon Odori, com Oduvaldo à frente…
Estava muito animado o bon odori

Para finalizar, já virando tradição, houve a pose final à posteridade… com aglomeração!

Quase cem nessa foto. Alguns já tinham ido e outros não couberam… rs
Tentando fazer caber todos…

(texto: Silvio Sano – fotos: Jorge Dozono/Oduvaldo Adatihara/Maria Hirata Shinde)