Em seu Encontro virtual, Isinha traz professores de karaokê

Aconteceu no dia 10 de setembro, a partir das 20 horas, no semanal Encontro com Isa Toyota a reunião, de uma vez só, de oito conhecidos professores e jurados do meio karaokê para falarem sobre Aulas On Line. Os convidados de Isinha, como é carinhosamente chamada, dessa vez, foram: Cláudio Tsutiya, Elsa Fuchimi, Katsuyuki Sano, Kiyomi Kanashiro e Tereza Kato, por São Paulo (Capital), mais Fusako Hara (Vinhedo-SP), Maliko Nagao (Maringá-PR) e Mary Hassunuma (Bauru-SP).

Em virtude de o Encontro ter durado pouco mais de duas horas, os interessados em assisti-lo a fim de captar mais informações, aprendizados e detalhes do que falaram, poderão fazê-lo pelo Youtube (Isa Toyota) ou Facebook (Angelaisa Gote).
O programa teve ótima audiência com média de 230 pessoas ao vivo pelas duas plataformas, num total de 386 visualizações no Youtube e 635 no Facebook.

Gostei da Live de hoje porque acredito que ajudou a divulgar e incentivar os professores a partirem para esse formato virtual para se dar aulas, e aos alunos, independentemente da idade, a se animarem a fazer aulas, não pararem de cantar!”, afirmou satisfeita a idealizadora desse Encontro, Angelaisa Gote, ou Isinha. “E foi bem proveitoso porque os jurados, cada um à sua maneira, deu muitas dicas de canto e interpretação, além de derrubarem certos tabus em relação a algumas imagens de bravos que tinham, como afirmou o Katsuyuki-sensei”, lembrou ela, sorrindo. “Enfim, foi proveitoso até porque não dá para esperar algo excepcional com tantas pessoas comentando e em apenas duas horas. Mas gostei muito”, concluiu demostrando satisfação por mais essa realização.

“Para nós da UPK essa Live da Isinha com os professores foi de suma importância, porque irá incentivar demais professores e alunos a adotarem essa prática On Line, seja para aulas, taikais virtuais e mesmo lives. Somos jovens e sempre aptos a aprender. Isso mantem a jovialidade de nossa mente”, gostou do tema e o aprovou com louvor, Pedro Mizutani, presidente da UPK (União Paulista de Karaokê)

Segue, abaixo, depoimento de alguns dos professores participantes e, inclusive de alguns ilustres internautas presentes, como Eduardo Yoshikawa radicado no Japão e do campeoníssimo Nobuhiro Hirata, além do próprio presidente da UPK.

Katsuyuki Sano:

No geral e num todo, acredito que foi um bate-papo entre nós muito proveitoso em se tratando de uma nova maneira de se encarar esta pandemia para que o karaokê não acabasse, e por se tratar de um passa tempo que envolve pessoas desde os netos até os avós numa mesma família. Trouxe também para nós, professores, a obrigação de nos adaptarmos e aprendermos a lidar com essas modernidades de comunicação. Essa troca de informações foi para mim muito proveitosa. Acredito que esta nova modalidade deva perdurar até terminar a pandemia, ou até permanecer para sempre, pois as pessoas que moram em localidades distantes vão passar também a querer ter esse tipo orientação dos professores. Foi o que senti nesse papo descontraído, bem comandado pela Angelaisa (Isa ou Isinha).”

Fusako Hara:
“9月10日、オンラインでの アウラについて と 言う題いでライブに参加いたしました。出演された 先生方 皆さんお元気な姿を拝見しまして うれしかつたです。。。。。。。二ヶ月ほど前から VIRTUAL と 言う言葉を耳にするようになり 興味を持ちました。それは、家にいて アウラ出来、大会にも参加出来るとのこと….この時期(コロナ)で 家に閉じ籠り….. とても良いことだと思い 私も さっそく取り入れました。最初は、なれないことで 戸惑い 大変でしたが 今は お生徒さんからも 喜ばれています。これから、 VIRTUAL の大会か 本格的に始まるでしょう。ライブに参加された 先生方も一生懸命 オンラインのアウラに力を入れておられてますので 私も 勇気が 持てました。時代の流れ(コロナで) カラオケ大会のスタイルも 大きく変わります。歌手の皆さんも 、気持ちを切り替え 、挑戦してみましょう。 歌手の皆さんが 少しでも 歌を楽しんで、元の生活に近付けるように 頑張つて参ります。毎週 日曜日 KANTEOKE (オンライン)の 練習も有りますので 慣れるために 参加されてみるのも いいですね。それでは、皆さん、体に 気を付けて お会いできる日を 楽しみにしてます。有り難うございました。

No dia 10 de setembro participei da Live Encontro com Isinha, cujo tema foi Aula on Line. Fiquei muito feliz por rever os demais professores com ótimas aparências de saúde. Há cerca de dois meses que passei a me interessar sobre o sentido da palavra VIRTUAL. Entendendo se tratar de algo que me permite dar aulas e até participar dos concursos de karaokê sem sair de casa, até passei a achar que esse período retido em casa, devido ao Corona, como algo bom. Por isso resolvi aderir de imediato a essa situação. No começo fiquei confusa com a novidade, mas agora até meus alunos estão satisfeitos com o novo formato de aulas e por isso acho que a partir de agora, os eventos virtuais deverão se popularizar. Assim como os professores dessa Live também mostraram que estão trabalhando muito às aulas on Line, também eu aderi com firmeza. Devido ao momento da pandemia, com certeza, o formato dos concursos de karaokê também mudará radicalmente. Prezados cantores, vamos então repensar e enfrentar esses novos desafios. De minha parte, tentarei estimular os cantores a novamente curtir o cantar fim de que retomem suas vidas de antes da pandemia. Isso é possível também graças ao site KanteOkê que possibilita ensaios on Line todos domingos, abertos a todos. Então, Amigos, cuidem bem da saúde para que possamos logo nos reencontrar também fisicamente. Obrigada.

Maliko Nagao

Como ainda não comecei efetivamente com as Aulas on Line, achei muito importante ver a coragem da sensei Fusako Hara, do interior paulista. Hoje, trabalha com os aplicativos com naturalidade, sem medo. Os senseis Elza Fushimi e a irmã Tereza Kato e o Cláudio Tsutiya estão muito adiantados, porque desde que começou a pandemia, correram e se atualizaram de acordo com o que a situação exigia. Todos os participantes já estão com alunos virtuais. Ainda não sei se os Paranaenses vão aderir ao novo sistema de aulas. Acho que preferem aulas presenciais. De minha parte tenho tentado lhes explicar que a situação exige urgência, até para manter a alegria e a saúde mental, até para combater a depressão!!

Kiyomi Kanashiro

Foi a primeiro Live de que participei, mas adorei e aprendi muito. Essas Lives têm que ter continuidade!

Elsa Fuchimi

Graças a Deus temos outros meios para continuar trabalhando, mas com essa situação comecei a me interessar nos virtuais recorrendo meu filho e netos e aprendendo com eles. Agora, às vezes, peço ajuda até aos alunos… rs. Com isso percebi que todos os professores também têm condições de voltar ao trabalho, apesar de, por enquanto, on line. Mas já tenho tido muitos alunos presenciais e também começando até gravações para taikais virtuais. A essa Live da Isa, achei ótima oportunidade para aprender um pouco mais. Meu filho já tinha me aconselhado…”mãe, aprenda lidar com internet se não ficará para trás!” Por isso, agora, instalei a internet na minha escola e, aos poucos, vou também interagindo com mundo virtual. Querer é poder!

Tereza Kato

Fiquei honrada pelo convite para estar junto aos meus amigos nessa Live da Isinha Toyata, pessoa que admiro bastante, por sua dedicação e carisma. Em nenhum momento deixei de dar aulas presenciais. No entanto, alguns alunos optaram pela aula online, que não é como presencial, mas sei, é muito válido. Até porque é melhor do que ficar parado, com medo do vírus… Eu sou muito positiva. A gente tem de dançar conforme a música.  Lidar com situações inesperadas faz parte da vida! O inconveniente das aulas on line é que, às vezes, tem delay, de forma que às pessoas que têm dificuldade rítmica, fica muito mais difícil de orientá-las. Tem alunos que gostaram tanto da comodidade das aulas on line que nem querem mais voltar a ter aulas presenciais! Com tantos eventos virtuais acontecendo, parece que deu ânimo no pessoal novamente e estão muito motivados a treinar! Ainda bem, né. Estou com bastante saudades de todos, e quando tenho oportunidades como esta, vendo os amigos, me sento abraçada e feliz. Obrigada Isa! Obrigada a todos que enviaram seus feedbacks! Não vejo a hora de podermos abraçar os filhos, netos e amigos!! Fiquem bem! 

Cláudio Tsutiya

Minha participação, na Live da Isa, foi com o intuito de motivar os cantores em geral, inclusive os mais idosos que não tem a tecnologia a seu alcance, no que sugiro para que os filhos/netos ou outros membros da família os auxiliem a fazerem o uso da internet.  Devido ao momento terrível que estamos passando (pandemia), eu mesmo criei aulas on line a fim de evitar o ensino presencial. Hoje, grande parte de meus alunos já aderiram e a perspectiva é de maior interação. Espero que tudo isso passe o mais breve possível para que logo possamos nos encontrar com muita saúde nos eventos. Continuem treinando firmes!

Mary Hassunuma

Muito bom participar da Live “Aulas On Line”, da Isinha com meus amigos senseis. Emoção diferente nesse novo viver. Momento de muito aprendizado para todos nós. Revermos valores, criatividade… O feedback foi muito positivo, assim como a vontade de dar e receber aulas. Vamos juntos continuarmos a nossa feliz caminhada. Gratidão!

Depoimentos de internautas que a assistiram
Eduardo Yoshiaki, do Japão:

O Brasil está à frente do Japão na utilidade e objetividade das Lives para esse fim! Por outro lado, o Japão já utiliza, há tempo, um estilo de avaliação de candidatos pelo TAPE SHINSA, com os candidatos concorrentes de um concurso enviando áudios gravados em fita cassete (até hoje os utilizam), ou em CDS, para a organização do evento e, posteriormente, recebem as avaliações dos jurados, geralmente três, com recomendações de melhoras e correções! O resultado final é divulgado em revistas ou jornais nas colunas de karaokê Taikai, via próprio TAPE SHINSA!… algo ainda não implementado no Brasil. Aqui já é comum! Porém, mesmo com tecnologia avançada, taikais on line ainda não estão sendo realizados. Assim como no Brasil, grande parte de cantores da 3ª idade está receosa com a novo formato dos taikais por falta de quem os oriente. Por isso fiquei muito feliz, não só de rever todos os senseis e jurados do Brasil se reciclando e aprimorando seus conhecimentos, como achei o máximo, até porque não temos previsão de volta às apresentações presenciais! Também eu, estou voltando aos poucos às apresentações presenciais (estas que foram sendo estendidas e remarcadas ao longo do ano) e vivendo a felicidade de poder cantar novamente ao público e fãs. Por outro lado, vendo também cenas mais preocupantes como o preconceito com pessoas que moram em regiões onde houve pessoas contaminadas pelo COVID, muitas vezes pelo simples fato de se ter um conhecido, ou pessoa próxima, que tenha testado positivo ao COVID, que frequentavam mesmo karaokê clube, ou local de encontro entre amigos. Esse sim, talvez seja o novo “desafio” a termos de enfrentar… saber lidar com esse tipo de “ignorância“ ou falta de sensibilidade das pessoas. Por isso creio que o Brasil está seguindo muito bem nesse trilho! De minha parte, pretendo fazer uma ponte de intercâmbio de informações e divulgação do Japão e novidades do meio artístico japonês para conhecimento de todos no Brasil.
A Isinha, sem dúvida, mostrou ser uma grande empreendedora e líder a ser seguida por suas iniciativas e pela alma iluminada que tem!”
Nobuhiro Hirata:

“Live muito produtiva, muito boa, com muita informação. Cada sensei falou o que sente no seu coração, mostrou um pouquinho de seu jeito de trabalhar, e também falou um pouquinho sobre suas técnicas. Acredito que tudo o que aconteceu ali foi maravilhoso, foi um aprendizado para todos que estavam presentes e, principalmente, para nós professores e jurados mais novos também a gente escutar essa sabedoria dos mais velhos, do que a gente pode aprender e colocar em prática para nós. Então, eu só quero dizer que estava tudo perfeito, quero dar os parabéns a Angelaísa Toyoata pela iniciativa de fazer essa Live com grandes mestres, grandes professores. Com isso, todo mundo saiu ganhando”.