No 3° Kouhaku da UCK, deu equipe branca pela 3ª vez!

O 3º Kouhaku Utagassen da União Central de Karaokê, de Mogi das Cruzes, que foi realizado com pleno sucesso, pela participação de 36 pares de cantores, quase todos nativos da região e alguns da Capital, transcorreu dentro da programação e consagrou pela 3ª vez, consecutiva, vitória da equipe branca, Shirogumi, masculina.
Foi uma disputa acirrada, conforme o resultado final demonstra, com números favoráveis à equipe masculina de apenas 50,8% contra 49, 2% da feminina, sendo que pelo júri popular a vitória coube a elas, mas de modo também apertado, demostrando ter sido realmente uma disputa bastante acirrada.

A realização, por Claudia Midori
“Neste ano que tivemos tantas perdas de amigos e parentes queridos, vimo-nos também perdendo um dos nossos alicerces da regional, uma perda inestimável. Em um ano que iniciamos cheio de planos, devido à organização do Brasileirão que seria na nossa região, encabeçada por ele, MÁRIO SAKAMOTO.

Sem podermos realizar o último projeto idealizado por ele e também percebendo que nossos cantores estavam mais apáticos e resistentes aos eventos virtuais que já estavam sendo realizados por muitos, decidimos então fazer deste evento uma forma de homenagear o Mário Sakamoto que sempre liderava nosso kouhaku e também estimular enaltecendo nossos cantores. Claro, gostaríamos de convidar tantos amigos e estrelas do karaokê, buscar patrocínios e fazer um evento maior. Porém nosso presidente Akira Ikawa junto com o coordenador Sueo Maekawa, decidiram que faríamos mesmo com os nossos próprios recursos, e fazer com que nossos cantores fossem as principais estrelas, e aos amigos e público convidaríamos a fazer parte do júri popular onde eles tiveram acesso a enquete idêntica ao do júri principal. Aproveitamos já esse espaço para nos desculpar, por não conseguirmos convidar mais tantos amigos talentosos como gostaríamos.
Fizemos literalmente uma grande confraternização e justa homenagem a uma pessoa que fez muito pelo nosso karaokê na região. Missão comprida!
Quero mencionar aqui outros idealizadores: Takahata Shoji, Mayumi Takahashi e Roberto Anraku, este que, incansavelmente, preparou grande parte dos vídeos e áudios, assim como a criação e apuração das enquetes.
A Regional Central-sp agradece também a participação e apoio do presidente da UPK Pedro Mizutani e deseja a toda família karaokê um 2021 com vitórias, que traga a verdadeira normalidade que apreciamos, com amigos e parentes próximos não só virtualmente mas presencial também. FELIZ ANO NOVO!!!!”

O Formato
Ao deste ano, os cantores tiveram de enviar vídeos previamente gravados, com apenas uma estrofe, indicações de categoria, além dos respectivos nomes da música e próprio, para a formação de pares os mais equivalentes possíveis.
Formados os pares, pela totalidade de trinta e seis, foram divididos em três blocos de doze cada, para serem julgados por um Corpo de Jurados da região com conhecimento técnico, além de experientes nessa função, formado conforme abaixo:

O júri popular também foi formado de modo a criar uma interação virtual com o público, ou seja, por todos que quisessem participar dessa forma. Nessa enquete popular, a vitória coube à equipe feminina.
Pelas formalidades iniciais, após o presidente da Regional Central-SP, Akira Ikawa, fazer sua saudação de benvindas, foi a vez do presidente da UPK, Pedro Mizutani, e em seguida prestarem homenagem póstuma a Mário Sakamoto por relevantes serviços prestados à regional.
Antes do início da disputa, a equipe branca, de posse do troféu desde a disputa anterior, por seu capitão Sueo Maekawa, devolveu-o ao presidente Ikawa que o manteve no palco, à frente de todos.

Pedro Mizutani, presidente da UPK

A seguir, os capitães Sueo, da masculina, e Cláudia, da feminina, fizeram os tradicionais juramento e disputa jankenpon para decidirem qual equipe deveria começar a se apresentar. Ganhou Cláudia que optou por sua equipe cantar depois.

Os cantores foram anunciados, par a par, pelos apresentadores Takahata Shoji e Cláudia Midori que se revezaram com Cecília Sumie e Márcia Mayumi.

E deu início à apresentação dos cantores a partir do primeiro bloco. Nos intervalos entre blocos foram apresentados, no primeiro, a performance do Grupo de Taikô Mary Nishimura; e no terceiro, Grupo de Odori Midori Sato. No primeiro e segundo foram apresentados resultados parciais, com ambos indicando claramente as vitórias femininas.

Primeira parcial do júri popular, por interação virtual, dando vitória à equipe feminina
Segunda parcial do júri popular, indicando nova vitória da equipe feminina

Ao final da disputa dando vitória oficial à equipe branca, seu capitão Sueo recebeu o troféu de volta, do presidente da UCK que, aproveitando o ensejo, deu por encerrado o Kouhaku deste ano e convidando o público ao do ano que vem, mas desejando que volte a ser presencial.

Anúncio da vitória do Shirogumi e devolução do troéu
Presidente da UCK, Akira Ikawa, encerrando o evento.
Comissão Organizadora
(foto: Cláudia Midori)

Para assistir ao evento novamente, clique no link abaixo:
https://youtu.be/lCYc2-85LTQ