Seminário de Jurados e Professores UPK

A UPK (União Paulista de Karaokê) realizou no dia 30 de novembro de 2019, no auditório da Associação Shizuoka Kenjin, mais um Seminário de Jurados, como das últimas vezes, aberto à participação de todos, independentemente da condição ou status do interessado.

Começou com a explanação, um-a-um, dos professores que fazem parte do Conselho de Jurados da entidade e que compuseram a mesa. Yasue Kitsuwa, Tereza Kato, Erika Kawahashi, Tadao Ebihara (presidente), Cláudio Tsutiya e Hideo Hirose. Saudaram, individualmente, a todos os participantes e da mesma forma, aproveitaram o ensejo para alguma manifestação técnica de utilidade geral.

Após todos da mesa se manifestarem, o professor Ebihara, que é também o presidente do Conselho, explicou o procedimento de como todos deveriam fazer o julgamento e solicitou para que todos, munidos de papeletas previamente preparadas para esse fim, dessem notas a sete cantores voluntários que se apresentariam diante deles como se um concurso fosse.

Os cantores, nesse dia, pela ordem de apresentação, foram: Leni Yamashita, Joji Izumi, Alberto Nakata, Haruo Nagahama, Eliane Ushiwata, Lika Ishimatsu e Kazuo Sekito

E o procedimento seria darem notas a cada quesito constante da papeleta e depois as socializarem por mãos levantadas. As notas dadas pelos participantes seriam registradas num gráfico visível a todos por um telão, anotadas pela cor vermelha. E quem quisesse também poderia se manifestar, tanto para justificar suas notas como para tirarem mais dúvidas. Houve muita inteiração nesse dia.

Como, simultaneamente, os professores do Conselho de Jurados também se portaram igualmente, dando notas aso cantores, estas formaram outro gráfico no mesmo telão, mas na cor azul, para facilitar a visão e a comparação. Os professores também tiveram de justificar suas notas, de modo que o Seminário foi realmente proveitoso aos participantes e mesmo aos cantores voluntários.

Ao final, vindo de Piracicaba, onde reside, para participar do Bonenkai da UPK que haveria logo após o término do Seminário, no mesmo local, o presidente da UPK, Pedro Mizutani, saudou os participantes, agradeceu à colaboração dos membros do Conselho de Jurados, bem como dos cantores voluntários, ao mesmo e confirmou a intenção de realização de Seminários também pelo interior do Estado, desejo antigo dessas associações e regionais da entidade.