1º Festival Virtual de Nobuhiro Hirata alcança sucesso estrondoso!

Realizado nos dias 5 e 6 de dezembro, até pelo fato de ter contado com incrível 766 cantores, o I Festival de Karaokê Virtual Nobuhiro Hirata Kayou Kyoushitsu atingiu estrondoso sucesso também de público. O evento, subdividido em dois dias, foi transmitido em sua plenitude ao vivo, consolidando o sucesso obtido pelo fato de mesmo até altas horas da noite o Chat estar a pleno vapor. Mas por cada um dos dias ter durado mais de doze horas, para rever o evento, até o momento, as respectivas partes finais acabaram sendo bloqueadas pelo Youtube (que podem ser assistidos pelos links: SÁBADO** https://youtu.be/8gWyaOWTOic e DOMINGO**https://youtu.be/MJjeyXWbBpU).
No primeiro dia, ao vivo, no Youtube, o evento atingiu 20.227 visualizações e no segundo 16.763, conforme números mostrados na página Nobuhiro Hirata, que já conta com 1.090 inscritos! E o chat ficou movimentadíssimo durante os dois dias que durou o evento com comentários elogiosos e de admiração dos internautas.

Com um formato diferenciado, porque Nobuhiro resolveu homenagear amigos e admiradores ligados à sua história de vida relativa ao karaokê, dividiu o evento por categorias plenas e premiando os respectivos campeões de imediato, para a seguir contemplar o respectivo grande campeão ou Grand Prix, com um prêmio ao qual deu o nome de cada um de seus homenageados.
Quando falamos em homenagens sempre pensamos naquelas pessoas amigas que contribuíram muito para nossas conquistas… mas que já são falecidas. Daí, pensando bem… como sou grato a muitos com quem ainda convivo, resolvi fazer-lhes essas homenagens ainda em vida”, justificou, Nobuhiro, a razão dar seus nomes a cada um desses prêmios de Grand Prix.

E queria deixar também minha gratidão a todos esses dezessete jurados, e amigos, que atenderam ao meu pedido para que participassem como tais desse meu evento, em especial à querida Elsa Fuchimi que o foi de todas as categorias, sem exceção, nos dois dias”, concluiu. Os demais jurados, revezando nesses dois dias de evento, foram: Irene Sacayemura, Erika Kawahashi, Satiko Ono, Kiyomi Kanashiro, Satie Akamine, Yukiko Hamada, Edgar Ishida, Massami Yano, Caio Suzuki e Renata Tan, além de Yasushi Yamasaki e Eliana Guinosa, especialmente ao Minyô; e Vivi Keller e Susana Sano, à categoria Internacional.

O evento, em seu primeiro dia
Iniciando às 8h00, com a espontaneidade conhecida, Nobuhiro fez sua apresentação saudando o público, agradecendo pelo prestígio e desejando bom entretenimento a todos. Informou que a Abertura Oficial se daria logo após o encerramento da modalidade Minyô e, de pronto, anunciou seu início a partir das categorias Kinju no Bu, depois Guinju no Bu, Koonen no Bu, Tyuunen no Bu, Seisounen no Bu e Yooshonen no Bu.
Abaixo, os cantores campeões por categoria, com destaque em vermelho do Grand Prix, Nobuiti Umino (Koonen no Bu), que recebeu o Prêmio Márcio Kuwada, atualmente monge (Templo Honpa Hongwanji), que foi seu amigo de infância e um grande campeão dessa modalidade, no passado.

A seguir, Nobuhiro deu início à Abertura Oficial pelas saudações Akemi Nishimori, presidente da ABRAC; Pedro Mizutani, presidente da UPK; Tadao Ebihara, presidente do Conselho de Jurados; Yoko Ueite, Mary Hassunuma, Karen Ito, Harumi Okino, Dirce Etsuko Miyahara e de Elsa Fuchimi, presidente do Corpo de Jurados dos dois dias.

Dando prosseguimento, foi a vez dos cantores da categoria B, desde a 9 até a 1, cujos campeões estão nas fotos abaixo, com destaque em vermelho ao Grand Prix, Priscilla Miho Shiomi (B1), que recebeu o Prêmio Roberto Yoshiara.

A seguir, apresentaram-se os cantores da categoria A, desde a 9 até a 1, cujos campeões foram os conforme segue abaixo e o Grand Prix, com destaque em vermelho, coube a Emi Nishiyama (A1), recebendo o Prêmio Yasmin Yamashita.

Na sequência, vieram os cantores da categoria Especial, cuja cantora com destaque em vermelho, Laura Namiko Takeda (Esp5), foi a ganhadora do Grand Prix, recebendo o Prêmio Fabiano Hayazaki.

No caso da categoria Pop, subdividida em apenas dois grupos, Mirim e Adultos o campeão com destaque em vermelho, Kimio Suzuki (Adulto), Grand Prix, recebeu o Prêmio Miti Okamura

Para finalizar o dia, foi a vez dos cantores da categoria Internacional, subdivida em Mirim, Adulto e Master, cujo Grand Prix, Aline & Márcio, com destaque em vermelho, receberam o Prêmio Rafael Yassunaga.

Em alguns momentos, dentro de seu espírito de estimular os jovens a cada vez mais participarem dos eventos, para apresentação de algumas categorias, Nobuhiro contou com a ajuda do pequeno Flavinho que, além disso foi o autor da caricatura dele que ficou todo o evento como cenário de fundo. E se deu bem também como apresentador. “Agora, só falta cantar!”, enfatizou Nobuhiro, como incentivo a ele.

O evento, em seu segundo dia
O segundo dia, também dentro do horário, começou com mais uma homenagem de Nobuhiro que convidou Emerson Iwame, um dos coordenadores do Nipon Fest de Tupã, para dar início ao evento, como mestre de cerimônia.

Emerson agradeceu, saudou o público e deu início chamando a categoria Extra, de 10 a 1, como a primeira do dia. Os campeões estão postados abaixo, com destaque em vermelho ao Grand Prix da categoria, Hideo Matsunaga (Extra 1), que recebeu o Prêmio Mary Hassunuma, uma das maiores incentivadoras de Nobuhiro para a realização desse evento virtual.

A seguir, como mais uma novidade, Nobuhiro trouxe a categoria Dueto, em três grupos (Homem/homem, mulher/mulher e homem/mulher), cujo Grand Prix, com destaque em vermelho foi para Lyudi & Kazutoshi (homem/homem), recebendo o Prêmio Cláudio e Sayuri Tsutiya.

Na sequência foi a vez da categoria Super Extra, com os campeões conforme abaixo e com destaque em vermelho ao Grand Prix da categoria que recebeu o Prêmio Alexandre Hayafuji.

Não tanto como novidade, mas surpreendente pela quantidade de cantores inscritos (32), veio a categoria Adulto Doyo, cuja campeã, com destaque em vermelho na foto abaixo, foi Ayako Kamimura, que recebeu o Prêmio Didi Silvio.

Dando sequência ao evento veio a categoria Shinjin (inclusive a infantil e tibiko), cujos campeões estão abaixo e o Grand Prix foi para Neusa Haruka (Shinjin3) que recebeu o Prêmio Tamio Ueda, professor de Nobuhiro que o incentivou aa cantar quando ainda era criança.

A seguir foi a vez da categoria Infantil (ABCDE), cuja cantora com destaque em vermelho, abaixo, Sayuri Sugayama (infantil), ganhou o Grand Prix e o Prêmio Laura Yoshikawa, professora muito admirada pelos cantores de karaokê na região de Tupã, Bastos, etc.

Para a categoria Tibiko (ABC), na sequência, o Prêmio Cintia Yuka, Grand Prix dessa categoria foi para Fernanda Namie Ando (Tibiko B).

E para finalizar a parte competitiva do evento, foi a vez da categoria Star (3, 2 e 1), com participação de cantores consagrados, o Grand Prix foi para Shaka (Star 1), que recebeu o Prêmio Tereza Kato.

Surpresa e o supercampeão de todo evento

Para anunciar o supercampeão do evento e para surpresa geral do público, Nobuhiro convidou os amigos e cantores Eduardo Yoshikawa (diretamente do Japão) e Karen Ito (de São Paulo), ao vivo, para isso. Antes, porém, conversaram um pouco sobres seus relacionamentos desde quando se conhecerem e sobre atuais situações profissionais, sendo que, no caso de Eduardo, pelo momento inédito que passa, também por seu estado de saúde, em franca recuperação graças aos também apoios de seus fãs em ambos os países.
Mas antes de anunciarem o campeoníssimo, em outra iniciativa inédita, Nobuhiro trouxe a público mais premiações:
Troféu Tadao Ebihara, ao melhor cantor de São Paulo – Shaka
Troféu Ricardo Orikassa, ao melhor do Paraná – Hiseko Yoshiara
Troféu Dirce Miyahara, ao do Mato Grosso do Sul – Hideo Matsunaga

Por fim, quase em uníssono, os três anunciaram como Supercampeão do I Festival de Karaokê Virtual Nobuhiro Hirata Kayou Kyoushitsu, a cantora… HARUMI MIYAMURA, da categoria Super Extra 1.

Além do prêmio em dinheiro que recebeu (todos os campeões, sem exceção, também receberam, mas em valores proporcionais) e da estada completa de três dias em renomado hotel termal, Harumi ganhou também o Troféu Eduardo Edo.

Agora, para conhecimento do público, gostaria de explicar essa aparente contradição pelo fato de a Harumi-chan ter conquistado este prêmio máximo mesmo não tendo sido Grand Prix em sua categoria. É que foi uma medida que aprendi num grande evento de que participei no Japão. Para contemplar o máximo de cantores possíveis a organização daquele evento evitou dar dois prêmios a um mesmo cantor. Aprendendo com eles, resolvemos repetir a atitude, aliás, assim como fizemos no evento todo, com o intuito de estimular os cantores a não pararem de cantar e as crianças a virem cantar, além de permanecerem. Por isso premiamos as categorias infantis e shinjins com valores maiores em dinheiro. O mesmo ocorreu nesse caso, porque Elsa e eu já tínhamos a Harumi-chan como a campeoníssima do evento”, justificou Nobuhiro Hirata, a premiação dada a ela, o que era para já ter sido justificado no encerramento, ao vivo, mas que devido ao estado emotivo que ficou, acabou omitindo.

E queria aproveitar o ensejo para agradecer e parabenizar toda essa nossa comissão organizadora composta de apenas cinco pessoas, assim como toda a equipe técnica, nossa infraestrutura, porque sem todos eles não conseguiríamos realizar este grandioso evento”, concluiu.

Comissão Organizadora e bastidores