E o 1º Live da Regional ABCD Bx Santista aconteceu e fez acontecer!

Arte: Rosana Sasaki

Contando com o incrível número de 261 cantores inscritos, dentre os quais também de outros estados do Brasil, como Brasília, Paraná e até um do Japão, o I Live Karaokê Taikai da Regional ABCD Bx Santista foi realizado com muito êxito, no dia 16 de agosto de 2020.
O sucesso desse evento é também devido a uma sequência de oito outros virtuais realizados pela mesma regional nos meses anteriores como aprendizado e para definição da plataforma a ser utilizada no mesmo, mas que acabaram tendo boas repercussões e, com isso, atraindo tantos candidatos, somado até ao clima de depressão causado pela falta de cantar nesse isolamento social.
Foi um desafio muito grande a realização desse  I LIVE KARAOKÊ TAIKAI. A parte dos vídeos pré-gravados até que foi tranquilo, talvez pelo fato de ser nosso nono evento virtual, mas de resto tudo novo”, justificou Paulo Watari, coordenador geral do evento e idealizador desses eventos virtuais que têm possibilitado protagonismo aos participantes, independentemente de idade ou conhecimento profundo da tecnologia dos instrumentos.

E tomamos caminhos nunca dantes navegados, tanto que algumas vezes chegou a parecer que estávamos à deriva, mas conseguimos chegar à terra firme”, explicou até para justificar o pequeno atraso ao início do evento, mas não a ponto de causar algum dano ao sucesso obtido.

Modo geral considero que nos saímos bem”, relatou Alexandre Jun Ochiai, responsável por viabilizar a transmissão do evento via internet. “Foi devido ao efeito cascata que começou pela aceitação da inscrição antes do envio do vídeo… e depois, ao privilegiarmos a qualidade na nota em detrimento da qualidade na transmissão ao vivo. Daí resultou umas pequenas falhas na transmissão, nada muito grave”, justificou. “Mas foi legal o trabalho criativo, trazer ideias novas e como implementa-las. Gostei… No final tivemos até que deixar algumas ideias de lado para não comprometer a realização do projeto”, finalizou.
Mesmo os apresentadores encontraram certa dificuldade no início para lidar com o mesmo, assim como com o cenário montado para isso e se esforçaram para que tudo pudesse transcorrer de forma normal, o que acabou ocorrendo porque o evento acabou se encerrando praticamente com o atraso provocado pelo início.

Como a qualidade dos vídeos enviados a ser transmitidos por uma página do Youtube, plataforma que utilizaram, de modo geral, foram de boa qualidade e o cronograma se desenvolvendo normalmente, pelo chat, com média de 400 pessoas o evento todo, era possível perceber que a satisfação dos internautas era ótima de modo que pode se afirmar que esse primeiro evento virtual foi realmente excelente.

(Arte: Alexandre Jun Ochiai)
(Arte: Alexandre Jun Ochiai)

Estou orgulhosa do time de nossa Regional. Esses eventos estão contaminando a muitos, e gostaria mesmo que mais contágios aconteça. O número grande de jovens e crianças participantes, faz eu rebater uma pessoa que dizia que o karaokê estava morrendo”, desabafou feliz, Tiyomi Takase, presidente da Regional ABCD Bx Santista, em indireta a alguém que se manifestou conforme ela afirmou. “Estou muito feliz por nosso bom êxito. Bora… cantar!”, concluiu, satisfeita com o resultado.

Gostaria de parabenizar a regional ABCD Bx Santista pela realização do 1º Live Karaokê Taikai realizado em 16/08/20, por ter proporcionado um domingo maravilhoso aos cantores e ao público, e ao mesmo tempo incentivando outras associações a seguirem o exemplo”, fez questão de frisar, Pedro Mizutani, presidente da UPK. “Parabenizo também toda a regional, na pessoa da Tiyomi Takase, presidente da ABCD Bx Santista e vice-presidente da UPK, bem como a toda comissão organizadora, em especial Paulo Watari e Rosana  Sasaki, pelo pioneirismo na elaboração desse evento, mantendo assim viva a tradição da nossa cultura através da música”, completou.

Devido ao atual período sem eventos presenciais provocado pela pandemia e repleto de cantores carentes desse tipo de participação e à a boa repercussão antes, durante e após o evento, tal qual observável no chat, algumas regionais e associações já anunciaram para breve as realizações de seus concursos também virtuais, como a Liga Centro Oeste, regionais Minami e Sul II, bem como a Associação Halley.

O evento
Por se tratar de virtual, e com cronograma do conhecimento de todos já que publicado antecipadamente via whatsapp, os cantores foram apresentados de uma só vez, por categorias, e os vídeos deles transmitidos em seguida, o que facilitou o cumprimento da programação.
A cada intervalo entre categorias eram dadas algumas informações de interesse geral, apresentados alguns anúncios e até as palavras de saudação a cada um dos jurados, que foram sete ao todo.

Os quatro primeiros cantores do dia
da categoria B 7 / 6

Os jurados, sem presidência de júri, por ordem alfabética foram: Alexandre Hayafuji, Cláudio Tsutiya, Douglas Nishikawa, Kimico Hirai, Satie Akamine, Sayuri Tsutiya e Terumi Takano, cada um em suas respectivas residências. As notas eram encaminhadas via whatsapp a equipe da Informática/Contagem. As notas e comentários dos jurados serão encaminhados a cada um dos cantores.

(Arte: Rosana Sasaki)

No intervalo entre o período da manhã e tarde foram realizadas as apresentações shows de cantores renomados como Emílio Goto, da própria regional; de Angelaísa Toyota, de Campinas; e, de Robertinho Casanova e Mika da Silva, diretamente do Japão.

Como se trata de algo ainda novo à maioria dos participantes, e cada cantor se apresentando conforme seus recursos, tanto financeiro quanto técnico, a variedade da forma de se apresentar foi muito grande. A maioria, ainda devido ao uso natural, se apresentando seu vídeo com o celular na posição vertical dificultando suas próprias visualizações porque com a transmissão na horizontal suas imagens eram menores e com barras pretas nas laterais devido à altura ter se tornado largura. Quem enviou vídeos gravados na horizontal, nesse aspecto, saiu ganhando.

Vídeos gravados com celulares na posição vertical
Vídeos gravados com celulares na posição horizontal

Afora isso, independentemente de na vertical ou horizontal, tinha a questão de áudio e iluminação dos cantores, quando o apoio de alguém com conhecimento é fundamental. Nesses quesitos, levou vantagem quem o fez bem, de forma proposital ou mesmo involuntária.
Outro detalhe de variedade, diferentemente de um evento presencial onde o palco é o mesmo para todos, é que nesse caso cada um se apresentou preocupando… ou não, com o seu. Uns se apresentaram na sala de casa, outros no quarto, garagem, etc. e até dentro do próprio veículo. Mas teve quem se preocupou com o que por atrás de si, como o jardim de casa ou alguns, com conhecimento técnico, colocando imagens vivas às costas.

São as possibilidades de um evento virtual que assim como no presencial, beneficiam mais uns que outros, mas modo geral, devido à pandemia, a todos pelo benefício psicológico que contemplou a todos.
Como a transmissão foi aberta, a satisfação geral foi muito grande mesmo entre quem apenas o acompanhou via internet, conforme observado no chat de internautas, e até do Japão. Um cantor idoso queria saber como fazer para seu filho no Japão poder vê-lo e, assim por diante, prenunciando realizações de novos eventos virtuais por outras regionais ou associações.

Como a repercussão antes também foi grande, cantores de outras cidades do estado, e mesmo de outros estados também se inscreveram, inclusive um do Japão, o que contribuiu para esse número total grande para um primeiro evento como esse.

4 Cantores de Brasília
6 cantores de Brasília
Os dez cantores de Brasília, que para também divulgar
Live Taikai fizeram essa montagem sobre o banner oficial
5 cantores de Guatapará
1. de Maringá 2. de Ribeirão Preto
3. do Japão


Por isso, apesar da tensão prévia natural aos membros da comissão organizadora e pressão, também natural por ser o primeiro, o coordenador geral ficou plenamente satisfeito com o resultado alcançado nesse. “Agradeço de coração a compreensão, a paciência de todos que estavam nos assistindo. Como disse, somos todos amadores, com equipamentos amadores. Aprendemos muito, nos esforçamos muito. Fizemos tudo com amor e dedicação. Obrigado à todos pelas felicitações e elogios à equipe. Muito obrigado”, concluiu Watari, via whatsapp.

(Arte: Rosana Sasaki)

Para assistir a todo o evento clique no link: http://tiny.cc/ilivetaikai

Alexandre Jun Ochiai, responsável pela transmissão se pôs à disposição das associações que precisarem de apoio técnico para realização de seus eventos virtuais pelo email: aleochiai@gmail.com

A seguir, abaixo, todos os campeões do dia:

1 Comment on "E o 1º Live da Regional ABCD Bx Santista aconteceu e fez acontecer!"

  1. Parabéns à Comissão Organizadora pelo evento,proporcionando uma maneira nova de cantar.A todos obrigada pela oportunidade.

Leave a comment

Your email address will not be published.


*