O KanteOkê desvincula-se da UPK… com chave de ouro!

Com chave de ouro porque, após capacitar muitos cantores, de todas as idades, a como retomar seus desejos de cantar valendo-se da tecnologia virtual, finalmente realizou seu I Taikai KanteOkê UPK, nos dias 12 de dezembro (mais de 7.900 visualizações! no Youtube!) e 13 de dezembro (mais de 8.300 visualizações! no Youtube!), e ainda contando com a incrível participação de 630 cantores que enviaram vídeos de várias regiões do país, inclusive, do Japão. Desvincula-se da entidade enquanto departamento porque, como algumas de suas afiliadas associações também aderiram aos eventos virtuais, a fim de incentivar outras mais a fazerem o mesmo, achou por bem devolver o status original ao grupo que o formou (KanteOkê), e lhe dando mesmas condições de premiar seus campeões, em futuros eventos, com certificados entidade, da mesma forma como fazem as afiliadas.
O KanteOkê cumpriu sua missão
Enquanto modalidade ao karaokê, o KanteOkê cumpriu e continuará cumprindo seus princípios originais de orientar cantores de todas as idades, principalmente os mais idosos, a como manusear e lidar com aparelhos e aplicativos para transmitirem ao vivo suas performances ou mesmo a como gravar seus vídeos a fim de enviá-los aos taikais virtuais que aos poucos vão se popularizando.  Sem contar que, por esse formato atual ter nascido com o intuito de contribuir com jurados que também se viram privados de suas aulas pelo isolamento social, convidando-os a julgarem os cantores inscritos nos treinos uniram o agradável ao útil, beneficiando-se mutuamente. Em função disso também muitos professores passaram a se instruir nesse sentido e até aulas On Line já dão. Por isso, conquistando grande repercussão, e como pioneiro, foi convidado pela UPK a fazer parte da entidade como se departamento fosse. Com a tendência à proliferação desses eventos por suas próprias afiliadas, não haveria mais razão para a manutenção desse vínculo, até devido ao seu verdadeiro escopo que é de organizar, regulamentar e fiscalizar suas associações aos eventos de karaokê, bem como promover o próprio, que é o Paulistão, com participação de todas as regionais.

Por isso, o KanteOkê manterá, semanalmente, seus treinos virtuais a transmissões ao vivo, bem como à produção de vídeos para envios a taikais virtuais, sempre, apoiados por cantores ou técnicos experimentados para manuseio dos aplicativos, além da análise, comentários e notas dadas pelos jurados convidados a todos os cantores, sem exceção.

Primeiro dia do 1º Taikai KanteOkê UPK
Para dar início ao evento, a mestre cerimonial Kazue Takahira convidou de imediato o presidente da UPK, Pedro Mizutani, para suas saudações ao público, que agradeceu aos participantes por suas inscrições e desejou-lhes sucesso em suas apresentações, além de parabenizar toda a comissão organizadora pela realização do evento.

A seguir foi a vez da coordenadora geral do Kanteokê, Harumi Okino, seguida da coordenadora orientadora de jurados aos treinos do KanteOkê, Tereza Kato, e dos demais, igualmente, orientadores de jurados, Cláudio Tsutiya e Fusako Hara.

Para finalizar as formalidades da Abertura, foi a vez da presidente do Corpo de Jurados desse dia, Irene Sacayemura fazer sua saudação e, imediatamente, se postar com os demais membros do júri Kiyomi Kanashiro e Satie Akamine, frente à TV para, junto com o staff desse dia darem início ao julgamento dos cantores.

A equipe de apresentadores para cumprirem essa função nos dois dias foi formada por Kazue Takahira, Luzia Naomi Matsuo, Noriko Fujimoto, Fernando Asato, Ely Ushiwata, Leni Yamashita e Mika Yamasaki.

As categorias que se apresentaram no primeiro bloco foram: B7/6, A9/8, Esp9/8, Extra 10/9, SupExt10, SupExt9, Extra8, A7, Esp7, Extra7, SupExt7, A6, Esp¨6, Extra 6 Gr1 e Extra6 Gr2 e tiveram os seguintes campeões:

Encerrada a primeira parte desse dia, além de alguns sorteios, foi oferecido ao público apresentações-shows com 7 renomados cantores: Rafael Yassunaga, Mário Chibana, Renata Tan, Nobuhiro, Akemi Okamoto, Hisseko Yoshiara e Isa Toyota Hirata (fotos)

Ao segundo bloco as categorias que se sucederam foram: Shiunjin1, Shinjin2, SupExt6, B5, A5, Esp5, Extra5 Gr1, Extra5 Gr2, OM B Gr1, OM A Gr1, OM Esp Gr1, OM Extra Gr1, OM SupExt Gr1, OM Extra Gr4 e Vale-Tudo; e os respectivos campeões foram conforme mostram as fotos.   

Segundo dia do 1º Taikai KanteOkê UPK
Ao segundo dia, o mestre cerimonial foi Kunime Iwamoto, presidente do Rengo Kai SBC, Conselheiro-Consultor do KanteOkê, que primeiramente solicitou para dar início ao evento desse segundo dia, a coordenadora do KanteOkê, Harumi Okino para, em seguida dar as palavras também ao vereador Hiroyuki Minami, de São Bernardo do Campo.

Para finalizar essas formalidades, convidou a presidente do Corpo de Jurados desse dia, Elsa Fuchimi, para também fazer suas saudações e, em seguida, apresentou os demais componentes, Cláudio Tsutiya e Fusako Hara. E a seguir, com o staff desse dia, se dispuseram em seus respectivos lugares para julgamento dos cantores que lhes seriam apresentados.

Com os jurados a postos foi dado início ao taikai pelas seguintes categorias: OM B Gr2, OM A Gr2, OM Esp Gr2, OM Extra Gr2, OM Extra Gr3, OM SupExt Gr2,B4/3, A4, Esp4, Doyo E,Doyo D, Doyo C, Doyo B, Tibiko C,Tibiko B e Tibiko A, com os respectivos campeões do dia, conforme destacados nas fotos a seguir:

No intervalo entre os blocos, e antes mesmo do anúncio dos campeões foram realizados mais sorteios e nova série de 7 apresentações-shows, dessa vez, com os cantores: Takeshi Nishimura, Shaka Shinde, Emílio Goto, Pedro Mizutani, Tieko Sakuma, Alexandre Hayafuji e Kiyomi Nagahama.

O segundo bloco do dia teve início a partir da categoria Super Extra 5, seguido da Extra4, SupExt4, A3, Esp3, Extra3, B2, B1, A2, A1, Esp2/1, Extra2/1, SupExt3/2, para finalizar com as categorias Internacional (Mirim, Kids, Young e Master). E os respectivos campeões são os conforme segue em destaque nas fotos.

Antes do anúncio dos campeões e classificados das categorias, Pedro Mizutani retomou a palavra para agradecer e se despedir do público e participantes, além de convidá-los a participarem cada vez mais desses eventos virtuais, em especial aos do KanteOkê que a partir desse dia os fará de maneira independente. E para reforçar esse apelo do presidente, Harumi e Tereza, juntas convidaram a todos para virem participar dos treinos do KanteOkê, também como terapia contra os males causados pelo isolamento social provocados pela pandemia, assim como todos da Comissão, com estridente Arigatou! Sayonara!

Os links para assistir os dois dias são os abaixo:

Dia 12/12/2020, sábado:
https://www.youtube.com/watch?v=JfFa0iy5qGI&t=26084s
Dia 13/12/2020, domingo:
https://www.youtube.com/watch?v=gtxKiw52Oqw&t=108s