Em Guararapes, a 1ª Palestra/workshop da UPK Para Cantores e Professores faz sucesso!

Com a coordenação de Takashi Tangoda, vice-presidente da UPK (União Paulista de Karaokê) foi realizado na cidade de Guararapes o 1ª Palestra/workshop da UPK Para Cantores e Professores, no auditório da Associação Esportiva e Recreativa  Guararapes (AERG).

Para isso, a UPK enviou como palestrantes as renomadas professoras, juradas e membros do Conselho de Jurados da entidade, Elsa Fuchimi e Tereza Kato que, além de tudo, são irmãs.
O presidente da entidade, Pedro Mizutani, também esteve presente para prestigiar o evento e estimular por outros mais em todo o interior do Estado, além de fazer uma apresentação cantando uma música bem apropriada ao momento: Arigatou Kansha.

Veja, a seguir, os depoimentos dos principais protagonistas desse evento:

Takashi Tangoda, coordenador do evento
“Foi um dia maravilhoso, hoje!
As presenças do nosso Presidente, Pedro-san e das senseis Tereza Kato e Elsa Fuchimi despertaram o interesse de toda a nossa região interiorana: Sorocabana, Alta Paulista, Noroeste e Araraquarense. Por isso, participaram do seminário 175 cantores e jurados, de todas as idades, e foram horas esclarecedoras muito bem aproveitadas por todos.
Apresentaram-se os cantores Laura Yamamoto (Doyo), Maria Vitória Hatiya(Tibiko), Miwa Yoshikawa (juvenil), Yumie Sano (Juvenil), Marcos Kobata (Araraquarense), Eliza Abe (Noroeste) e Nobuiti Umino (Sorocabana), todos, muito elogiados pelas senseis, com aconselhamentos precisos e muito importantes sobre o que fazer para melhorar.
Fomos muito elogiados pelo evento, mérito do nosso Presidente Pedro-san, autor da ideia da palestra. Oxalá venham a acontecer outras pelo nosso interior, muito benéficas para todos os apreciadores do Karaokê. 
A que se destacar também o excelente trabalho desenvolvido pelas nossas categorizadas senseis.
Ao final, ainda tivemos o show espetacular de Pedro-san, que cantou Arigatou Kansha”.

Elsa Fushimi, palestrante
“… muito bom de ter vindo para o primeiro workshop em uma cidade do interior do Estado, promovido pela UPK. Muita gente! As quatro regionais presentes e participando efetivamente. Abordamos sobre respiração, vocalização e apoio; aulas práticas de canto; bem como algumas dicas para jurados. E também alguns exercícios práticos, etc…
Dividimos, depois do almoço, com apresentação de cantores das regionais locais para avaliarmos e orientarmos como melhorar o desempenho de cada um…
Acho que todos os membros do Conselho de Jurados deveriam também fazê-lo, passar por essa ótima experiência. Tereza e eu abrimos esse primeiro para interior. A partir de agora os demais membros também precisam fazê-lo escolhendo outro assunto, mas sempre focado nos temas “canto e julgamento”, que são áreas pouco difíceis e complexas. Penso, eu…” (Elsa Fuchimi)

Tereza Kato, palestrante
“… Abordamos sobre vários temas.
Respiração correta, respiração intercostal , respiração diafragmática tudo com demonstração pela Elsa, depois na parte da emissão vocal,  técnicas para alcance de voz aguda, voz grave, explanação de cada palavra de expressividade: 
Shakuri ague (elevar a última sílaba, até acrescentando uma, para dar beleza e conforto), Shakuri sague (o oposto, baixando com a nota apoiada) , gobi (finalização de últimas notas de frase que jamais deve cair), sassae (sustentação), sabí (destaque no final), otono ugoki (modulação ou variação de alturas), henka, inritsu,(encaixe das palavras na melodia); tudo com demonstração (minha parte);
Como se deve cantar música romântica, enka forte (doenka);
Roukyoku;
Como fazer unarigore, como se postar no palco, como manusear o microfone, etc.;
E passamos alguns pontos principais de como se julgar nos taikais. 
Depois, sete cantores se apresentaram para nós, quando pudemos apontar os pontos a serem melhorados. 
Ouvimos muitos elogios… deixamos aberto o microfone para o público fazer queixas ou perguntas.  Conseguimos atender as perguntas…”

Pedro Mizutani, presidente da UPK
Um dos objetivos desta gestão é difundir a filosofia da UPK também para o interior, alcançando assim todo o Estado de São Paulo.
Assim, nesse dia 01/02/2020, realizamos nossa 1ª Palestra/Workshop da UPK Para Cantores e Professores, em Guararapes, onde tivemos as presenças das regionais, Alta Paulista, Noroeste, Sorocabana, e Araraquarense. 
Foi um sucesso!
O evento foi coordenado pelo nosso vice presidente Takaci Tangoda, e a palestra ministrada pelas senseis do Conselho de Jurados da Upk, Elza Fuchimi e Tereza Kato.”

Be the first to comment on "Em Guararapes, a 1ª Palestra/workshop da UPK Para Cantores e Professores faz sucesso!"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*