Ademar Aguemi sucede Mamoru Hayashi no Karaokê do Nipo Campinas!

O Departamento de Karaokê do Instituto Cultural Nipo Brasileiro de Campinas elegeu Ademar Aguemi como seu presidente ao biênio 2019 e 2020. A eleição ocorreu dia 30 de novembro de 2018 no Salão Social do Instituto. Aguemi terá como tesoureiro Roberto Takahashi e Secretária, Iraci Yamada. “A atual diretoria fez uma excelente gestão e eu vou assumir a presidência no auge das atividades“, disse Ademar. “Será um grande desafio e não faltará dedicação e esforços para manter o Nipo Campinas em evidência dentro do Karaokê e em toda a comunidade japonesa“, completou.

    Ademar começou a frequentar o Nipo Campinas recentemente e logo fez grandes amigos, mas desde 2005 participa no Okinawa Tomodati e chegou a exercer vários cargos diretivos e a presidência por dois anos. Mora em Campinas desde 1973, mas já morou em Recife e São Paulo também.

Formado em Ciências Econômicas pela PucCamp e em Negócios Internacionais e Comércio Exterior pela Fecap, Ademar tem como hobby viajar, ouvir música, assistir filmes, documentários e cantar. Gosta da culinária japonesa e de saborear frutos do mar. Casado com Shirley Naomi, Ademar tem duas filhas: Katia Cristina e Cristiane Fernanda. E os netos Isabela, Henrique, Sofia e Milena.

    Aguemi trabalhou por 28 anos no Banco América do Sul, sendo 20 anos exercendo o cargo de Gerente de Câmbio. E mais 15 anos como gerente de Câmbio em Corretoras de Câmbio prestando assessoria em Comércio Exterior à empresas importadoras e exportadoras. Pelo Banco América do Sul fez o Curso Internacional Business and Banking Institute School of Business Administration no The University of Miami-Miami, FL-USA.

foto: Divulgação

    Segundo Ademar, o karaokê hoje está bastante competitivo e os alunos buscam técnicas e o aperfeiçoamento junto aos competentes professores de canto. “O Karaokê através da ABRAC, UPK e das ligas procura sempre inovar editando novas regras para incentivar a adesão de novos cantores com a criação da categoria internacional, omoidê, videoquê, avaliação, bem como dar oportunidade aos veteranos subdividindo as categorias de 5 em 5 anos“, disse.

Ao lado de Mamoru Hayashi a quem sucedeu.

O Departamento de Karaokê do Nipo vem crescendo a cada dia com a participação de jovens e crianças. “É muito bom, pois com os pais participando, aumenta a adesão e tudo fica mais animado e divertido“, disse. Com o sistema “motiori”, os encontros para treinos acontecem todas as sextas-feiras na sede do Institituto Cultural Nipo Brasileiro de Campinas à Rua Camargo Paes, 118 Jardim Guanabara.

As portas estão sempre abertas para novos participantes amantes da boa música”, concluiu.

(Reportagem de Marcos Volpato e Célia Kataoka – fotos: Tadayoshi Hanada e Divulgação)