Eduardo, a solidariedade que une amigos do Brasil e Japão

De minha parte, foi uma singela homenagem feita com muito amor e carinho por tudo que vocês, meus Amigos, estão fazendo por mim e pela minha total recuperação”, foi início da mensagem que Eduardo Kanto enviou à reportagem já no dia seguinte da Live Ongaeshi que fez no Japão, em retribuição ao Eduardo Entre Amigos realizada por amigos do Brasil, e também do Japão, no dia 14 de novembro de 2020.
Se não fosse por vocês… e para vocês, nada disso teria sentido”, prosseguiu. “A cada música interpretada sentia meu coração muito leve e feliz, acima de tudo por poder estar junto a todos vocês levando esse presente de Natal, com um dia de atraso (risos). Essa celebração, através da live, não somente deixa a marca dos meus 5 anos de carreira, como também meu sentimento de poder retribuir através do que mais amo fazer, que é cantar… pela minha vida e para todos vocês . Enorme Gratidão. Eduardo”, concluiu em sua missiva.
A Entre Amigos foi uma live solidária para arrecadar fundos para um tratamento de uma doença rara e autoimune acometida por Eduardo, denominada “Mielite Transversa”, que poderia leva-lo a ficar em uma cadeira de rodas para sempre.
Segundo ele próprio, teve momentos que não conseguia nem manusear o hashi (talher de pauzinhos japonês) para comer ou pegar em uma caneta. Na Live, mostrando já boa recuperação, segurou o microfone com a mão direita, seu lado afetado, e afirmou estar quase podendo se alimentar com os hashis.

Live Eduardo Entre Amigos, 14 de novembro de 2020

Contando com a participação direta de quarenta cantores amigos (do Brasil e do Japão) e depoimentos de outros tantos, a Live que já conta com mais de 8 mil visualizações, coordenada pelo casal Norton Miasake/ Fábia Tanabe, Isa Toyota e Takeshi Nishimura, apresentou o histórico de Eduardo, desde sua infância até a brilhante conquista do mercado musical japonês, e passando por citações de pessoas a quem é grato, e de maneira enfática, ao falecido professor Akihisa Kitagawa, a quem afirma ser seu mentor artístico e da vida.

Após as apresentações e depoimentos de seus muitos amigos foi a vez de uma seção Eduardo cantando, em especial de quando lançou a música Haha Kizuna, cujo teor é basicamente sua biografia até o auge no Japão, com referência direta à sua mãe adotiva, Natsue Yoshikawa.

Para encerrar, além de uma montagem virtual com os coordenadores da Live cantando conjuntamente com ele, para a surpresa geral, houve um diálogo ao vivo com o próprio que se mostrou muito emocionado e igualmente agradecido por esse movimento solidário dos amigos dos dois países.

A Live ainda pode ser assistida pelo Canal Youtube Kokoroficial

Live Ongaeshi, 26 de dezembro de 2020
Como o próprio nome indica (Retribuição em forma de música) e, conforme Rodrigo Yukio Uehara, um dos produtores da Live afirmou, por sugestão direta de Eduardo, por achar como a melhor forma de retribuir e agradecer aos amigos do Brasil pela campanha solidária, em novembro, ao tratamento do mal raro que o acometeu. Aproveitando o ensejo, resolveu comemorar também seus cinco anos de carreira oficial como cantor no Japão.

E como é normal naquele país, a Live começou pontualmente na hora anunciada, inicialmente com flashes de Eduardo com cantores famosos do Japão que, cada vez mais, já vai se tornando comum para ele. Essas fotos vêm de seu próprio arquivo, por sua mania, no começo via selfie, mas que também vai se tornando conhecida no meio artístico japonês a ponto de alguns cantores famosos até tomarem a iniciativa para tirar fotos com ele.
Em seguida ele surge no palco, cantando logicamente Haha Kizuna.

Depois de mais três músicas seguidas, das primeiras lançadas no Japão, Rodrigo vem ao palco para um bate-papo e para contar como surgiu e conseguiram realizar esse show.

Após algumas músicas mais, dedicou uma delas, Anata koso mitishirube, em especial, àquele que considera seu eterno mestre, prof Akihisa Kitagawa

Num certo momento, ele pode apresentar ao público o cantor e compositor Shinya Tanaka, que conheceu no snack bar-karaokê, onde o próprio Eduardo também trabalha porque naquele país, devido à forte concorrência no mercado musical, além do altíssimo custo de vida, não lhe basta apenas cantar. No caso dele, ainda trabalha com o que gosta porque, além de servir comida e bebida aos clientes canta também e de onde originou um de seus fãs clubes. O prof. Tanaka, que também compôs a música, Sakura namiki, que Eduardo cantou ao lado dele, aproveitou o ensejo para também homenageá-lo.

O evento prosseguiu com Eduardo fazendo outras excepcionais apresentações para em um certo momento, com Rodrigo, revelarem a criação de um workshop artístico para apoio de cantores anônimos que queiram, como ele, chegar ao mercado japonês. Para isso é preciso se inscrever pelo bit apresentado na tela e enviar algum vídeo cantando, que uma comissão se incumbirá de julgar e, aprovado, apresentar a professores e diretores musicais que os orientarão o caminho a seguir. O próprio Eduardo fará parte dessa comissão.

Para maiores detalhes, assista ao vídeo que permanece apenas no Facebook, pelo link abaixo:

https://www.facebook.com/wakanvideo

A seguir, Eduardo apresentou outras músicas, dentre as quais, Kokoro Koorasete, que dedicou ao padrinho Katsuhiro Yoshikawa, irmão de sua mãe a quem considera seu maior incentivador a ser cantor no Japão.

E após uma hora e meia, Eduardo encerrou a Live em grande estilo, cantando e agradecendo a todos os amigos dos dois países e da comissão organizadora da mesma, no Japão.